DIREITOS HUMANOS

Atos lembram 100 anos da coluna Prestes

Muitas homenagens estão sendo promovidas pela sociedade ao Cavaleiro da Esperança.

Krisckhe na ARI
Na ARI, Pedro Ruas, Sérgio Bitencourt e Batista Filho ouvem a fala de Jair Krischke/ foto Thamara C.Pereira

Os 100 anos da formação e início da Coluna Prestes, ocorrida em 28 de outubro de 1924, vem sendo comemorado em vários ambientes na Capital gaúcha, Rio Grande do Sul e Brasil. Na segunda-feira, 28/10, o vereador Pedro Ruas (Psol) participou de eventos promovidos pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e a Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do RS (AEPPP). Na oportunidade, destacou homenagem que prestou ao líder político e revolucionário, pessoa que ficaria para a história como o Cavaleiro da Esperança.

Placa na casa
Ruas fala na solenidade no local de nascimento/foto de Itamar Aguiar

Um dos atos, liderados pelo MJDH e seu presidente, Jair Kriskhe, marcou a apresentação do local de nascimento do líder da marcha político-militar Luís Carlos Prestes, na Rua Riachuelo, 918, no Centro Histórico da capital. Nesse ato, o local recebeu uma placa destacando que ali nasceu em 03 de janeiro de 1898 o homem que em 28 de outubro de 1924 inicia a marcha político-militar, um movimento que percorreu, em quase três anos, 25 mil quilômetros ao redor do Brasil com o objetivo de derrubar o governo de Artur Bernardes e o regime político oligárquico vigente. Formada em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul e liderada por Luís Carlos Prestes, acabou levando o nome do líder tenentista. É considerado um dos principais movimentos estratégicos militares em todo o mundo.

 Nesse ato, Ruas representou a Câmara Municipal de Porto Alegre e destacou que irá atuar, como tem feito, com o objetivo de preservar a memória do líder político. Em 1987 o vereador Pedro Ruas propôs o titulo de Cidadão Emérito de Porto Alegre para homenagear Prestes, o que foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.

Ruas com Luís Carlos Prestes
Ruas com Luís Carlos Prestes/arquivo pessoal

Conforme Kriskhe, a descoberta do imóvel onde Prestes nasceu foi possível graças ao apoio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHG), cuja diretoria participou da solenidade que também contou com o plantio de uma muda de árvore em praça próxima ao local. O presidente do IHG, professor Miguel Frederico do Espírito Santo participou da solenidade.

 

            Ainda na segunda-feira, às 19h, as entidades e também o vereador Pedro Ruas participaram de um painel sobre o tema, realizado na Associação Riograndense de Imprensa (ARI), evento que contou com a participação de Ana Prestes, neta de Prestes e do professor Henrique de Castro.  Ana Prestes é socióloga, mestre e doutora em Ciência Política. Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros – IEB-USP e doutoranda em História (UnB). Atua como analista internacional, youtuber da TV Grabois e pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.

Texto

Jurema Josefa /Imprensa Gabinete

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)