Institucional

Audiência Pública discute projeto que transfere o Saint Hilaire para Viamão

Audiência Pública debate cessão do Parque Saint Hilaire
Encontro virtual reuniu vereadores, moradores e representantes das prefeituras de POA e Viamão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira (24/11) audiência pública para debater o projeto do Executivo que cede para a Prefeitura de Viamão a administração do Parque Saint Hilaire, localizado no limite dos dois municípios. O vereador Moisés Barboza (PSDB) presidiu a audiência e esclareceu que a proposta é fruto de um acordo entre as duas cidades. "A ideia é que Viamão invista R$ 10 milhões, repassados pelo governo do Estado, para a recuperação do parque." Conforme o projeto, o Saint Hilaire será cedido para Viamão pelo prazo de 30 anos.

Moradores

Os moradores que participaram da audiência demonstraram preocupão com o projeto, tanto pela questão do parque como área de lazer quanto pelo aspecto ambiental, já que existe no local a Barragem do Sabão. Tavana Santos, moradora do entorno do parque, disse que é testemunha do abandono do parque, mas discorda de transferir a administração para Viamão. "Somos um bairro com 100 mil habitantes e precisamos desta área, não só por causa da questão hídrica, mas como espaço de lazer." 

O morador Acir Paloschi defendeu que a gestão do local deveria ser compartilhada. "Parte da área de lazer e a barragem devem continuar com Porto Alegre. Se for tudo para Viamão, podemos perder acesso a áreas do parque como os campos de futebol Santa Helena e Pinheirinho." Lembrou ainda que é dentro do parque que nascem os riachos Taquara e Salso. "Ceder tudo para Viamão não é justo."

Prefeituras

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Viamão, Maurício Carraveta, avaliou que o parque virou um limbo administrativo e destacou que o município pretende revitalizar o local com investimentos em quadras de esportes e área para escotismo. "Viamão quer o parque como vetor de desenvolvimento da cidade."

O representante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Hélio Oliveira, garantiu que a população vizinha ao parque será respeitada e que "ninguém vai tirar nada de ninguém". Conforme ele, será uma concessão, que será fiscalizada pelo município de Porto Alegre e, se houver algo contra a população, a prefeitura com certeza vai intervir.

Vereadores

Aldacir Oliboni (PT) adiantou que o projeto, da maneira como foi apresentado, será rejeitado pela bancada de oposição. Defendeu que haja, no máximo, uma gestão compartilhada do parque. "Qual o projeto de Viamão para o parque? A população da Lomba do Pinheiro está muito preocupada." Ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho reunindo vereadores e representantes do Orçamento Participativo da região para tratar da cessão.

Jessé Sangalli (Cidadania) disse que o objetivo da transferência da administração do Saint Hilaire para Viamão é reduzir a burocracia para garantir a manutenção do parque e a segurança das pessoas que moram na região. "A gestão compartilhada de hoje não funciona porque um empurra para o outro a responsabilidade."

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)