Pauta

Audiência pública discute taxa de mobilidade urbana nesta quinta

Transporte Público. Mobilidade Urbana. Ônibus. Trânsito. Tarifa. Carris. Ruas e avenidas. Loureiro da Silva. Paradas de Ônibus. Usuários. Passagens. Acessibilidade. Motoristas e cobradores. Consórcios. Cidade de Porto Alegre. SFCMPA
Projetos em discussão estabelecem a criação de tarifa de congestionamento e taxa de mobilidade (Foto: Leonardo Contursi)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza, nesta quinta-feira (17/9), a partir das 19 horas, através de videoconferência, audiência pública para debater propostas do Executivo sobre a cobrança de tarifa de congestionamento e de instituição da Taxa de Mobilidade Urbana (TMU). Interessados em participar das discussões devem fazer sua inscrição em https://audienciaspublicas.camarapoa.rs.gov.br/. O link para acesso à sala virtual deste evento se encontra disponibilizado no mesmo local, bem como as instruções para acesso à plataforma zomm. Os participantes igualmente poderão se manifestar por escrito ou encaminhar documentos referentes ao assunto em debate pelo e-mail: audienciaspublicas@camarapoa.rs.gov.br.

A audiência pública será transmitida pela TV Câmara pelos canal 16 da NET ou canal digital 11.3, e pelo Youtube (https://www.camarapoa.rs.gov.br/institucional/tvcamara).

Tarifas

O primeiro projeto a ser discutido refere-se a cobrança da tarifa de congestionamento para veículos emplacados fora do município de Porto Alegre que ingressem pelas vias e em horários especificados. O valor da tarifa de congestionamento será igual a uma tarifa de ônibus. Essa tarifa não será cobrada nos sábados, domingos e feriados. Já o segundo projeto propõe a criação da Taxa de Mobilidade Urbana. O argumento do Executivo é o de que esta taxa deverá oferecer uma solução aos déficits apresentados na operação realizada pelas concessionárias de transporte público.

 

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)