Cece

Ausência de secretários prejudica debate sobre carnaval

Reunião para tratar sobre Parcerias Público-Privadas para o Carnaval.
Reunião da Cece teve formato virtual (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre tinha como pauta do encontro desta terça-feira (14/9) as Parcerias Público-Privadas para o Carnaval. Porém, a ausência de secretários do Poder Executivo municipal prejudicou o andamento da questão. A presidente da Cece, vereadora Fernanda Barth (PRTB), destacou que o carnaval é sinônimo de produção de cultura e geração de renda o ano todo. Por isso, deve solicitar reunião da Cece itinerante na Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, solicitou que algum integrante da comissão pudesse acompanhar uma reunião sobre o tema que acontece hoje na Secretaria Municipal de Governança com associações carnavalescas. A vereadora Daiana Santos (PCdoB) deve representar a Cece no encontro.

 

O secretário extraordinário executivo para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, ressaltou a importância de trabalhar a pauta do carnaval, buscando soluções continuadas para que não precise um esforço coletivo para tentar colocar o carnaval na rua. "Os 250 anos da Capital será de comemoração nos 365 dias de 2022. Sou parceiro e estou disposto a colaborar com o que for possível para fazer um carnaval fantástico", comentou.

 

O diretor de Parcerias Comunitárias
, Pedro Meneguzzi, destacou a importância da cultura para a pasta. "É o nosso primeiro ano de gestão, estamos aprendendo muito, e as parcerias estão sendo muito receptivas. Temos chances de parcerias bacanas para este carnaval e que elas perdurem. Estamos abertos a receber propostas e ideias", completou.

 

O secretário-adjunto da Cultura, Clóvis André, destacou a importância do debate sobre a construção do complexo cultural do Porto Seco. "Virou um bolsão de lixo pelo descaso e falta de cercamento. Há uma série de melhorias necessárias. Temos que realizar reuniões mais técnicas com as secretarias que se envolvem neste tema para que seja algo que funcione o ano todo", disse.

 

A vereadora Daiana Santos (PCdoB) destacou que o encontro ficou prejudicado pelas ausências dos secretários de Cultura e de Parcerias e que é necessário ampliar o debate sobre o Porto Seco. Também foram convidados a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e o secretário municipal da Cultura, Gunter Axt.

Texto

Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Porto Secocarnaval