Sessão Solene

Bambas da Orgia é agraciada com diploma da Câmara

Bins Ely entregou diploma a Cleomar Foto: Vicente Carcuchinski
Bins Ely entregou diploma a Cleomar Foto: Vicente Carcuchinski
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, na noite desta terça-feira (27/8), no Plenário Otávio Rocha, para entregar o Diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia, escola de samba vencedora do Carnaval 2013. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT) e presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Bins Ely lembrou que a Bambas surgiu no dia 6 de maio de 1940, quando, com 20 componentes, fez sua primeira aparição no Bairro Santana. "Em 1956, venceu o primeiro Carnaval oficial da cidade", recordou. A primeira quadra de ensaios da Bambas, conforme o vereador, ficava na Rua Veador Porto, depois na Piauí, na Alcides Cruz e, desde 1976, na Avenida Voluntários da Pátria. Bins Ely destacou as cores azul e branco da agremiação, além da águia-real como símbolo, inspirado na sua “madrinha carioca”, a Portela.

Em seus 73 anos, a Bambas foi marcada pelo pioneirismo, segundo Bins Ely. “Foi a  primeira a cruzar a fronteira do Estado para se apresentar na Argentina, criou a primeira escola de samba mirim e a primeira academia para porta-bandeiras e mestre-salas”, contou. O vereador ainda ressaltou que o diploma para a Bambas foi aprovado de forma unânime pela Câmara e desejou “vida longa, com vibração e garra a essa tradicional e histórica escola de samba”.

Falta de espaço

O presidente da Bambas, Cleomar Rosa, agradeceu a homenagem e saudou os “milhares de bambistas” e sua diretoria. Disse que a escola conquistou 20 títulos ao longo de sua história, mas “hoje luta por um espaço merecido”. Cleomar fez um apelo aos poderes municipais, em especial à Câmara, para que ajudem a Bambas a conseguir uma sede mais ampla. “Sofremos há 73 anos com um espaço minúsculo para nossos eventos, que incluem oficinas”, lamentou. De acordo com ele, a atual sede comporta até 2.500 pessoas, mas há mais de 10 mil bambistas. “Isso foi comprovado no título recebido no Carnaval deste ano”, frisou. Cleomar garantiu que a Bambas é a escola de samba mais antiga de Porto Alegre e a que mais detém títulos. “Faço um pedido formal a esta Casa”, declarou. 

Além de Pujol e Cleomar, compuseram a mesa da solenidade o secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby; o coordenador de Culturas Populares da SMC, Sandro Ferraz; e Wambert di Lorenzo, representante do Gabinete do Prefeito.  
 
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)