Bancadas da Câmara têm nova configuração nesta quinta
A Câmara Municipal terá nova configuração em suas bancadas com as posses de Marcelo Danéris (PT) e Guilherme Barbosa (PT), a ser realizada em sessão extraordinária, nesta quinta-feira (1/2), a partir das 9h30min, no Plenário Otávio Rocha. As alterações ocorrem em função do início de novas legislaturas na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, quando vereadores eleitos em outubro passado assumem novos mandatos e abrem espaços para suplentes na 14ª Legislatura da Câmara Municipal.
Alguns dos suplentes que passam a integrar em definitivo a Câmara, entretanto, já exerceram a vereança desde a posse da atual composição do Legislativo, em janeiro de 2005. As exceções são Danéris e Barbosa, eleitos pela coligação PT/PSL/PTN/PCB/PL/PMN/PCdoB em outubro de 2004. Eles ocuparão vagas de Manuela d"Ávila e Raul Carrion, ambos do PCdoB, que passam a exercer mandatos federal e estadual, respectivamente. Com as saídas de Manuela e Carrion, o PCdoB deixa de ter representação no Legislativo Municipal, que passará a ser composto por 11 bancadas em 2007 - eram 12 bancadas em 2006.
Nesta quinta-feira também se afastam da vereança Paulo Odone (PPS) - que abre vaga para Nilo Santos (PTB) - e Ibsen Pinheiro (PMDB), cuja cadeira será ocupada por Dr. Raul (PMDB). Odone foi eleito deputado estadual; e Ibsen, federal. Outro dos eleitos em outubro passado, Cassiá Carpes (PTB) já havia assumido na Assembléia Legislativa como suplente, fato que deu a titularidade ao suplente Alceu Brasinha (PTB) - que vinha exercendo a vereança em razão de licença de Maurício Dziedricki (PTB) para assumir a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Nesta quarta-feira (31/1), Cassiá assume mandato como titular da Assembléia do Estado.
Bancadas
As bancadas da Câmara Municipal terão a seguinte composição a partir do início de fevereiro:
O PT, que conquistou oito cadeiras em outubro de 2004, passará a nove com a posse de Danéris e Barbosa. É a maior bancada no Legislativo Municipal. Além deles, representarão o PT a atual presidenta da Câmara Municipal, Maria Celeste, e os vereadores Sofia Cavedon, Margarete Moraes, Adeli Sell, Carlos Comassetto, Carlos Todeschini e Aldacir Oliboni.
O PDT, que elegeu seis vereadores, conta atualmente com cinco titulares: Nereu D"Avila, Ervino Besson, Márcio Bins Ely, Mário Fraga e Neuza Canabarro. Eleito pelo partido, Dr. Goulart deixou a sigla em janeiro deste ano e filiou-se ao PTB. Neuza, que ocupava vaga com a licença de Isaac Ainhorn para assumir a Secretaria Municipal do Planejamento, passou à titularidade com o falecimento de Ainhorn em novembro de 2006. Bins Ely e Fraga ocupam cadeiras devido às licenças de João Bosco Vaz e Mauro Zacher, atuais titulares das Secretarias Municipais dos Esportes, Recreação e Lazer e da Juventude, respectivamente.
O PTB, que elegeu três vereadores, passa a contar com cinco: Elói Guimarães, Dr. Goulart, Alceu Brasinha, Nilo Santos e Maria Luiza. Cassiá, eleito como deputado estadual, renunciou à Câmara e abriu vaga a Brasinha na condição de titular. Como o PTB concorreu coligado com o PPS, a saída de Odone para a Assembléia Legislativa abriu a titularidade a Nilo. Já com a licença de Dziedricki para a Smov, assume a suplente Maria Luiza.
O PP, que elegeu três vereadores, mantém suas cadeiras. João Dib e João Carlos Nedel agora formam bancada com Newton Braga Rosa, que ocupa cadeira com a licença de Beto Moesch para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Essa vaga vinha sendo exercida pela suplente Mônica Leal, que em janeiro deste ano assumiu a Secretaria Estadual da Cultura.
A bancada do PPS, com a saída de Odone, será formada pelo Professor Garcia e por Clênia Maranhão. O partido, que havia conquistado duas cadeiras em outubro de 2004, e passado a quatro em setembro de 2005, com as filiações de Garcia e Elias Vidal, volta a ter apenas dois representantes a partir desta quinta-feira, já que Elias deixou o partido e filiou-se ao PL em dezembro de 2006.
Com o ingresso de Elias Vidal, a bancada do PL, então formada apenas por Valdir Caetano, passou a ter duas cadeiras.
No PSB, a representante na Câmara Municipal é Maristela Maffei. Em outubro de 2005, Maristela Maffei deixou o PT para ingressar no PSB. Antes, a bancada do partido era formada por Garcia, que se desfiliou em setembro de 2005 para entrar no PPS.
No PSDB, Luiz Braz e Claudio Sebenelo respondem atualmente pela bancada, que chegou a contar com três vereadores. José Ismael Heinen, eleito como suplente pelo PSDB, chegou a titularidade em janeiro de 2005, no início da atual legislatura, com a renúncia de Reginaldo Pujol (PFL), que optou por assumir na Assembléia Legislativa. Heinen se desfiliou do PSDB em setembro de 2005, passando para o PFL.
O PFL elegeu dois representantes para a Câmara Municipal. De janeiro a setembro de 2005, no entanto, apenas Maristela Meneghetti respondia pelo partido, visto que Pujol foi para o Legislativo Estadual. A partir de então, voltou a ter duas cadeiras com a filiação de Heinen.
No PMDB, com a posse de Ibsen Pinheiro na Câmara dos Deputados, assume a condição de titular o suplente Dr. Raul. Com isso, a bancada mantém as quatro cadeiras conquistadas nas eleições de 2004. Além do Dr. Raul, representam o PMDB na Câmara Municipal Haroldo de Souza, Bernardino Vendruscolo e Sebastião Melo.
O PSL mantém sua cadeira conquistada por Almerindo Filho em outubro de 2004.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)