Banda Marcial Juliana se torna patrimônio cultural de Porto Alegre
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (8/7) projeto de lei que declara como patrimônio histórico e cultural do Município de Porto Alegre a Banda Marcial Juliana, do Colégio Estadual Júlio de Castilhos. A proposta é de autoria do vereador suplente Marcelo Sgarbossa (sem partido).
"O 'Julinho', colégio histórico do RS, tem na sua banda marcial o alicerce para algumas gerações que se formaram na escola. Lá vivenciaram a camaradagem, disciplina, audácia, espírito cívico e tantas outras qualidades de caráter que fazem parte de suas vidas até hoje", justifica o autor.
A banda
A Banda Marcial Juliana foi fundada em 1960 no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, sob a administração do professor Werner Kiel e por iniciativa do professor de Educação Física Rubens Souza Lima, o “Bruxo”. Em 1962, chegou a contar com 120 instrumentistas, tornando-se uma das maiores e melhores bandas escolares do Estado. Entre os anos de 2009 e 2016, sob a batuta do maestro Vainer Ramos, acumulou oito títulos máximos, em duas associações estaduais (AGB e Febargs), conquistando dois troféus Banda Ouro, um sul-brasileiro (CNBF) e um Nacional (ABMF).
Atualmente, a escola conta com aproximadamente 20 alunos com aulas aos sábados e um quadro de componentes de 80 membros que se apresentam em grupos de 40 a 60 pessoas, dependendo do evento. Participam de solenidades no estilo em marcha e apresentações tipo concerto, como orquestra e sentados.