Banda Municipal poderá ser bem cultural imaterial de Porto Alegre
A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a discutir projeto de lei que declara como bem cultural de natureza imaterial do município a Banda Municipal de Porto Alegre. A proposta é de autoria da vereadora Mônica Leal (PP).
A autora lembra que a Banda Municipal de Porto Alegre, fundada em 1925, é uma referência cívica, cultural e social da cidade. Hoje com 41 integrantes, o grupo realiza apresentações periódicas no Teatro Renascença e também em outros locais públicos de Porto Alegre. Também realiza concertos com participação de intérpretes e compositores da música popular, mostrando novos arranjos para canções conhecidas do público.
"A sua existência denota a reprodução qualificada das manifestações e sensibilidades artístico-culturais que dificilmente serão encontradas em qualquer instância dos aparelhos vinculados a SMC, já que ela consegue motivar as sensibilidades eruditas e populares em seu público ouvinte por intermédio da música, fortalecendo o espírito dos porto-alegrenses através do ato musical, possibilitando, com isso, o fortalecimento da cidadania", justifica a vereadora.