Sessão Solene

Beatriz Backes é Cidadã de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título Honorífico de Cidadã de Porto Alegre à Professora Beatriz Margarida Backes. Proposição do Vereador Alexandre Bobadra
Alexandre Bobadra (PL) e Beatriz Backes na cerimônia de hoje no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A professora Beatriz Backes é a mais nova Cidadã de Porto Alegre. O título foi entregue hoje (7/6) pela Câmara Municipal em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador Alexandre Bobadra (PL).

Bobadra se emocionou ao lembrar de quando foi aluno de Beatriz, enquanto fazia o curso preparatório para concurso. “Ela teve milhares de alunos, ela ajudou muita gente e nunca foi por dinheiro, foi por filosofia de vida. Acho que muitas vezes ela abriu mão da própria família para se dedicar ao curso”. O vereador acrescentou que a iniciativa de homenagear a professora foi um gesto de reconhecimento e valorização de sua profissão. “São inúmeras as razões que legitimam essa homenagem. Ela é um exemplo de superação, mas acima de tudo uma prova viva de que só o estudo salva vidas e que vale muito a pena investir em educação”, exaltou. 


Ao agradecer a homenagem, Beatriz relembrou sua trajetória de vida e profissional e disse nunca ter se arrependido de ter escolhido a docência. “É preciso muita ousadia para chegar nas alturas e ao mesmo tempo muita profundidade para agarrar-se ao chão. O tempo deixa maravilhosas memórias, mas mostra sobretudo aquilo que é mais importante na nossa vida. Não existe nada melhor do que acordar todos os dias e olhar para o seu coração agradecido por um objetivo traçado e principalmente quando esse objetivo traçado dura meio século. No sonho de cada aluno que passou, ao longo dessa experiência tenho a certeza de ter deixado um pouquinho de mim”.

História

Beatriz Margarida Backes é natural de São Leopoldo-RS. A professora Bia, assim conhecida por seus alunos, com dois dias de vida foi abandonada por sua mãe biológica, ainda no hospital e, com 3 dias de vida, foi trazida para Porto Alegre por uma família residente na Rua dos Andradas. Foi adotada somente no 13º dia de vida por um casal sem filhos e foi morar com seus pais adotivos no bairro Navegantes, onde reside até hoje.

Aos 16 anos, se formou professora em Educação Musical Teoria e Solfejo no instrumento acordeom. Em 1969 entrou pela primeira vez em uma sala de aula para ministrar a disciplina de Educação Musical, que, na época, fazia parte do currículo escolar. No ano seguinte, em 1970, entrou para a Faculdade de Letras e, ao concluí-la, foi cursar Pós-Graduação em Administração Escolar, pois havia sido eleita para assumir a direção de uma escola estadual. 

Em 1995, Beatriz fundou o Curso Vigor – focado na preparação e, principalmente, na aprovação de pessoas em concursos públicos. Hoje, com mais de 52 anos de docência, a professora é uma pessoa admirada por muitos alunos que, sob sua orientação, dividiram experiências e momentos inesquecíveis em sala de aula.

Texto

Ana Luísa Vieira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)