Beneficência Portuguesa recebe homenagem da Câmara
Legislativo da Capital celebrou os 151 anos do Hospital
Durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (28/6), a Câmara Municipal de Porto Alegre celebrou os 151 anos do Hospital Beneficência Portuguesa. A homenagem foi proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (PTB). Estiveram presentes o presidente da Associação Beneficente São Miguel (gestora do hospital), Rafael França, e o diretor jurídico, Alan Silva da Costa.
Sossmeier relatou parte da história do Hospital, "desde a pedra fundamental, lançada em 29 de junho de 1867, que até hoje é um dos marcos arquitetônicos da Capital gaúcha”. Lembrou também dos momentos de dificuldade e das campanhas pelo não fechamento da instituição. “A partir de julho de 2018, a histórica casa de saúde ganhou um novo rumo com a nova gestão da Associação Beneficente São Miguel, que resultou no gradativo crescimento e revitalização”, ressaltou o vereador. Elencou, ainda, ações de reestruturação das dependências, da recepção, pronto atendimento 24 horas, reabertura de leitos de urgência e emergência, salas de exames, consultórios médicos, nova ala para internação e UTI com 19 leitos equipados e pontos para hemodiálise. Ele destacou a parceria do hospital com grupo de arquitetos “para revitalização e iluminação da fachada e de áreas internas e o serviço social para atendimento a pacientes e seus familiares”. E parabenizou a equipe administrativa, médica e de funcionários do hospital, “com os resultados alcançados pela soma de esforços entre poder público, iniciativa privada e o profissionalismo de qualidade, quem ganha é Porto alegre", concluiu.
França disse que se sentia honrado e agradecido pela homenagem da Câmara. Lembrou que a instituição descende dos portugueses, “que vieram construir a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que atendia aos pobres, e atravessaram a rua para construir o hospital, para atender aos senhores”. O dirigente relembrou que a Beneficência Portuguesa enfrentou várias situações de crise e que “quando a Associação São Miguel assumiu a gestão, em 2018, o desafio era enorme, com problemas de estrutura, perda da contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS), passivo de dívidas, mas não deixamos de acreditar no potencial do Hospital”. Salientou também que, em quase três anos à frente da instituição, foi possível restabelecer áreas internas, UTI, bloco cirúrgico e demais serviços hospitalares. “Estou convicto que a Beneficência Portuguesa ressurge num momento especial, agradeço aos 270 colaboradores que represento nesta homenagem e deixo o convite e as portas abertas do hospital para quem quiser conhecê-lo”, finalizou o diretor.
O presidente da Câmara, Márcio Bins Ely (PDT), a vereadora Comandante Nádia (DEM) e o vereador Alexandre Bobadra (PSL) também saudaram os dirigentes e funcionários da Beneficência Portuguesa pela passagem dos 151 anos do hospital.