Presidência

Berlim: Inaugurada exposição sobre queda do muro

Melo (e) e Kürstgens (d) na abertura da exposição Foto: Maria Helena Sponchiado
Melo (e) e Kürstgens (d) na abertura da exposição Foto: Maria Helena Sponchiado

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), e o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Norbert Kürstgens, inauguraram, nesta segunda-feira (19/10), a exposição Da revolução pacifica à unidade alemã. A mostra é uma parceria entre o Memorial da Câmara e o Consulado Alemão e apresenta, em 20 banners, a história recente da Alemanha. A exposição, comemorativa aos 20 anos da queda do Muro de Berlim, pode ser visitada no saguão do Plenário Otávio Rocha.

Sebastião Melo destacou a importância da colonização alemã para a cidade e para o Rio Grande do Sul. "É preciso fazer um reconhecimento público a esta etnia que muito tem contribuído para o nosso desenvolvimento”. Lembrou a queda do Muro de Berlim como um marco histórico de grande importância. Salientou que a reunificação não foi importante somente para os alemães mas para o mundo inteiro.
   
O cônsul Norbert Kürstgens disse que a derrubada do Muro foi obtida de forma pacífica, transformando-se em símbolo de paz e liberdade. Kürstgens também lembrou as comemorações dos 185 anos da imigração no Brasil que acontecem neste ano.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Leia também:
20 anos da queda do Muro de Berlim é tema de exposição

Ouça:
Exposição retrata 20 anos da queda do Muro de Berlim