Presidência

Bins Ely confere revitalização do Muro da Mauá

Presidente Márcio Bins Ely participa do lançamento oficial do novo Muro da Mauá.
Presidente Márcio Bins Ely (PDT) prestigiou ato de apresentação do Muro revitalizado (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (19/11), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), esteve no lançamento da revitalização do espaço popularmente conhecido como ‘Muro da Mauá’, no Centro Histórico. No local, foram instalados painéis artísticos e de publicidade, jardins verticais, cascata d’agua. O objetivo é tornar a região mais atrativa estética e turisticamente. A obra faz parte da programação de comemoração dos 250 anos da cidade, que acontece em março de 2022.

Bins Ely considerou positiva a iniciativa de revitalizar o muro que, no seu entendimento, “era cinzento, feio e pichado", e com a revitalização "ficou algo moderno, novo", qualificando os espaços. "Esse novo ‘Muro da Mauá’ inaugura também um marco de valorização desta região da cidade.” O presidente lembrou que tramita na Câmara projeto que prevê a revitalização do Centro Histórico. “Teremos audiência pública e, na sequência, esperamos que ainda neste ano, se votem as propostas apresentadas, assim como o Plano Diretor”, relatou.

As instalações vão do pórtico central do cais do porto até as proximidades do Cais Embarcadero, num trecho de aproximadamente 750 metros, na avenida Mauá. A revitalização foi realizada pelo consórcio de empresas Sinergy e HMidia, vencedoras do chamamento público pelo período de 24 meses. O prefeito municipal Sebastião Melo considera que a revitalização da área é uma forma de urbanismo tático. “Fui convidado para fazer a vistoria deste chamamento público privado, e isso mostra que há um longo e belo caminho de possíveis parcerias.”

Nesta primeira fase, foram colocados painéis artísticos e de publicidade, sendo que alguns são interativos, com acesso por query code. Também estiveram presentes a vereadora Fernanda Barth (PRTB), o vereador Pablo Melo (MDB), secretários municipais, diretores e assessores de órgãos do Executivo. Mais informações no site www.murodamaua.com.br.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Muro da Mauá