PRESIDÊNCIA

Bins Ely se reúne com vereadores que receberam mensagens com ameaças de morte e ofensas raciais

Presidente Márcio Bins Ely recebe as vereadoras Daiana Santos, Karen Santos e Laura Sito, e o vereador Matheus Gomes.
Presidente Márcio Bins Ely recebe as vereadoras Daiana Santos, Karen Santos e Laura Sito, e o vereador Matheus Gomes. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu nesta terça-feira, 7/12, as vereadoras Daiana Santos (PCdoB), Karen Santos (PSOL), Laura Sito (PT) e o vereador Matheus Gomes (PSOL). Na pauta a preocupação pelas ameaças de morte e ofensas de cunho racista e homofóbico, enviadas por e-mail aos parlamentares na segunda-feira, dia 6/12.

No encontro, foi relatado pelos vereadores o conteúdo das mensagens recebidas e alertado ao presidente do Legislativo sobre questões de segurança na Casa. Os vereadores da bancada negra fizeram registro de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, nesta terça-feira (7/11) para que sejam apurados conteúdo e origem das mensagens com ameaças e ofensas enviadas por meio eletrônico. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) não estava na reunião mas também recebeu mensagens de mesmo teor que os demais.

Bins Ely respondeu que os agentes de segurança da Casa serão reorientados para que haja mais rigor nos controles de entrada, saída e circulação na Câmara e que os equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento e detector de metais serão vistoriados para que seja mantido o pleno funcionamento, assim como atenção especial nas identificações das pessoas. “De nossa parte, repudiamos qualquer insinuação ou manifestação de violência, independente de quem seja, e já estamos tomando todas as providências e medidas para a manutenção da segurança de todos que trabalham ou vem até a Casa do Povo”, ressaltou o presidente.

Também participou da reunião a servidora Angela Nunes, da Guarda Municipal.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 5877)