Bispo Guaracy Santos é Cidadão de Porto Alegre
O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Guaracy Santos é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título, proposto pelo vereador José Freitas (Republicanos), foi entregue hoje (13/8) pela Câmara Municipal em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha. Além do título a Guaracy, a cerimônia marcou a entrega do Troféu Câmara Municipal para a IURD e uma homenagem pela passagem do Dia do Obreiro da Igreja Universal, comemorado no terceiro domingo de agosto.
Freitas disse que a história de Guaracy fala por si só. Destacou, porém, que o bispo está no RS há cinco anos trabalhando para a Igreja Universal. "Ele é o pai da nossa fé." O vereador também fez um agradecimento à IURD e aos obreiros da igreja. "Em 1989, cheguei na Universal após três tentativas de suicídio. E lá recebi o apoio dos obreiros da IURD, nossa mãe espiritual."
Guaracy agradeceu a homenagem, mas ressaltou que ela é fruto do trabalho desenvolvido pela Igreja Universal no Estado. "Teria que ser muito arrogante se imaginasse poder fazer alguma coisa sozinho. Nada do que a gente faz diz respeito a uma pessoa", observou. Guaracy também lembrou que faz parte da primeira geração da Universal no país, citou as perseguições sofridas pela igreja e salientou que hoje a IURD é reconhecida pelo que faz. "Não tem como deixar de perceber o bem que Igreja Universal faz. Ela é o maior braço social deste país."
História
Guaracy Santos nasceu no Rio de Janeiro em 1969. É considerado especialista em paranormalidade e conhecido por ministrar reuniões para libertação de maldições e fortalecimento espiritual. É filho de mãe mineira e pai gaúcho, nascido numa família de pais de santo. Seu pai tinha mais de 300 seguidores e possuía um centro espírita.
Conheceu o trabalho da IURD ainda jovem, quando vivia no meio do crime na cidade do Rio de Janeiro. Primeiro sua mãe chegou à igreja e, em constantes lutas, conseguiu levá-lo a uma das localidades da Universal, onde ele foi libertado dos vícios. Hoje luta contra as forças do mal que operam na vida de milhares de pessoas. Com passagem por diversos estados do Brasil, atualmente é responsável pela Universal no Estado do Rio Grande do Sul.