HOMENAGEM

Bosco entrega Título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-goleiro colorado Benitez

Radicado há 46 anos em Porto Alegre, o jogador paraguaio naturalizado brasileiro é idolo consagrado do Spor Clube Internacional

  • Sessão Solene de Outorga do Título Cidadão de Porto Alegre ao senhor José de La Cruz Benitez Santa Cruz
    Sessão Solene de Outorga do Título Cidadão de Porto Alegre ao senhor José de La Cruz Benitez Santa Cruz (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título Cidadão de Porto Alegre ao senhor José de La Cruz Benitez Santa Cruz
    Ex-jogadores, dirigentes colorados, vereadores e familiares (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Reencontros e muita emoção. Essa foi a marca da Sessão Solene realizada na noite da terça-feira (18) pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador João Bosco Vaz (PDT), para a entrega do Título de Cidadão de Porto Alegre ao ex-goleiro colorado Jose de La Cruz Benitez Santa Cruz. A cerimônia de diplomação do arqueiro da equipe campeã invicta do Campeonato Brasileiro de 1979 contou com a presença de diversos ídolos colorados, como Paulo Roberto Falcão, Batista, Jair (Principe Jajá), Valdomiro Vaz Franco, Bereta, Larry, Chico Spina, Bagatini, Iarley, Clemer, Airton, André; dos treinadores Ernesto Guedes e Celso Roth, e de dirigentes, como o presidente Alessandro Barcelos, e os ex-presidentes Giovani Luiggi, Fernando Carvalho, Marcelo Medeiros e Pedro Paulo Zacchia.

Em sua fala, Bosco ressaltou o espírito agregador de Benitez, motivo pelo qual tantos amigos estavam ali, reunidos para saudar a sua trajetória no futebol e como cidadão da capital gaúcha, cidade que escolheu para viver com a sua família. Entre várias passagens do craque colorado, o vereador recordou que Benitez, nascido no Paraguai, naturalizou-se brasileiro para dar espaço a vinda de outro jogador estrangeiro para o clube, Ruben Paz, numa demonstração de total comprometimento com a equipe colorada.

Disse ainda que, em geral, as pessoas que recebem títulos de cidadão se destacam primeiro em Porto Alegre e depois ganham o mundo. "No caso do Benitez foi o contrário", lembrando as passagens vitoriosas do goleiro pelo Olímpia e pela Seleção Paraguaia. 

O vereador contou que Benitez não só indicou jogadores ao Internacional, mas também trouxe jogadores do Paraguai para se operarem em Porto Alegre, cidade em que o ex-atleta mora há 46 anos. “Quando a Câmara de Vereadores, através dos seus 36 vereadores reconhece a tua qualidade pessoal, a tua qualidade profissional, e te concede essa homenagem de Cidadão de Porto Alegre, é a cidade de Porto Alegre que está te homenageando. Porque nós, os 36 vereadores, representamos a sociedade porto-alegrense e isto nos orgulha muito: poder reconhecer o teu talento”, completou o proponente.

Um dos momentos de maior emoção aconteceu quando o telão do plenário Ana Terra foi aberto para a transmissão de mensagens enviadas pelos jogadores, Mauro Galvão, Taffarel, Gavillan, Villlasanti e Arce, e pelo atual treinador da Seleção Brasileira, Tite, que não puderam estar presentes ao ato no Legislativo porto-alegrense. Durante a sessão, vídeos das defesas de Benitez e fotos do atleta também foram projetados.

O homenageado agradeceu a todos os vereadores, especialmente ao proponente João Bosco Vaz. “Eu sempre chamo ele de “presidente eterno”, presidente de ex-jogadores. Porque só ele consegue juntar todos esses ex-jogadores e fazer essa homenagem, muito obrigado, Bosco”, afirmou. Também agradeceu aos demais presentes: “é difícil citar nomes, porque são todos campeões, dentro e fora de campo”, definiu.

Benitez relembrou sua trajetória como jogador, começando aos 14 anos, no time do Olímpia, do Paraguai, até chegar ao ápice da carreira, no Internacional. “Eu quero agradecer a esse grande clube, ao Sport Club Internacional, por ter me dado essa oportunidade, de fazer parte dessa grande história”, declarou.

Também falaram durante o ato o ex-ponteiro direito colorado e ex-vereador de Porto Alegre, Valdomiro Vaz Franco, e o técnico Ernesto Guedes.

Histórico

Nascido na cidade de Assunção, Paraguai, no dia 3 de maio de 1952, Jose de La Cruz Benitez Santa Cruz, ou simplesmente Benitez, iniciou a carreira profissional de atleta de futebol nas categorias de base do Olímpia. Entretanto, seu sucesso profissional aconteceu em Porto Alegre.

Em 1977, após defender o Paraguai em uma partida contra a Seleção Brasileira de Futebol pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1978, o goleiro Benitez se transferiu para o Sport Club Internacional – Inter. 

Chegou no clube com 25 anos de idade, fez grandes partidas, conquistou vários títulos, entre eles os gaúchos de 1978, 1981, 1982 e 1983, e o Troféu Joan Gamper, em 1982, realizado na Espanha, quando o Inter desbancou o Barcelona na estreia de Diego Maradona. De todas as conquistas, uma façanha em especial: o Campeonato Brasileiro invicto, em 1979, feito jamais alcançado por outro clube do Brasil.

Tratado como o “herdeiro de Manga” quando chegou em Porto Alegre, dois anos depois viu sua fama ser completamente diferente. Daquele que estaria à sombra de um ídolo, gravou o seu nome na história e entrou para o rol de craques perpétuos do colorado. De herdeiro, criou um legado, pois ao final de 1979, o paraguaio podia se orgulhar de ser o goleiro que jamais perdeu.

Em dezembro de 1983, Benitez sofreu um grave acidente em campo, durante um jogo amistoso em Alegrete, quando chocou-se contra um adversário. Logo, teve de abandonar a carreira, mas, após “pendurar as chuteiras”, fixou residência em Porto Alegre, com a sua esposa Ivana. Trabalhou como empresário de jogadores, atuou como dirigente do Clube São José de Porto Alegre, foi treinador de vários clubes gaúchos e preparador de goleiros do Inter

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Milton Gerson (reg.prof. 6539)