SESSÃO SOLENE

Breno de Ávila Almeida é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Breno de Àvila Almeida
Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Breno de Àvila Almeida (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

O contador Breno de Ávila Almeida é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título foi entregue na última sexta-feira (10/6) pela Câmara Municipal em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador Cassiá Carpes (PP).

Cassiá destacou a extensa participação de Bruno em ações em prol da comunidade do bairro Belém Novo. Lembrou de sua atuação contra a emancipação do bairro e contra a instalação de um presídio na região. As iniciativas do homenageado em favor da segurança pública também foram lembradas.

"É incansável na luta por melhorias em seu bairro e em sua comunidade. Por 19 anos participou de ações que resultaram no conserto e compra de viaturas policiais, além de inúmeras campanhas em prol de melhorias na infraestrutura do bairro e de obras assistenciais. As comunidades crescem quando têm lideranças positivas e Breno é um destes líderes, pois sempre soube o momento certo de atacar os problemas, de conquistar os espaços e de incentivar o compartilhamento na sociedade."  

Breno agradeceu o título, mas dividiu a honraria com todos aqueles que o ajudaram em 60 anos de trabalho comunitário. "Ninguém faz nada sozinho. Por isso, convido aqueles que trabalharam junto comigo nestas seis décadas de atividade comunitária a dividir este título. Foram inúmeras pessoas que colaboraram e fizeram de Belém Novo uma localidade com um bom serviço comuntário."

História

Nascido na cidade de Alegrete, no dia 23 de dezembro de 1932, Breno veio para Porto Alegre, com 17 anos de idade, para estudar como aluno interno do Instituto Porto Alegre (IPA). Na juventude, foi garçom, cuidador de estudos dos alunos do primário do IPA, e jogador de basquete pelos clubes Grêmio Náutico União e pelo Petrópole Tênis Clube. Em 1966, formou-se em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUC), profissão que até hoje exerce.

Foi o basquete, praticado em clubes localizados no bairro Belém Novo, que aproximou Breno da vida naquela comunidade, onde passou a morar. Foi no Belém Novo onde construiu sua vida, sua família e uma longa trajetória de trabalho em prol da comunidade. Tornou-se  membro de diretoria da sociedade da Sociedade Amigos de Belém Novo (SABEN), passando por todos os quadros da diretoria, chegando à presidência, posto que ocupou por 18 anos.

Atualmente, com 87 anos de idade, o senhor Breno de Avila Almeida mantém-se ativo a frente de seu escritório contábil no Bairro Belém Novo. Após mais de dez anos como delegado do Orçamento Participativo (OP), continua sua incansável luta por melhorias no seu bairro e na sua comunidade. 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)