Plenário

Brigada Militar recebe homenagem pelos 184 anos da instituição

  • Movimentação de plenário.
    Integrantes da Brigada Militar prestigiaram a homenagem no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem aos 184 anos da Brigada Militar por proposição da Mesa Diretora.
    Vereadora Comandante Nádia (DEM) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou nesta segunda-feira (22/11) o transcurso dos 184 anos da Brigada Militar, comemorados em 18 de novembro desde ano. A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora da Casa, através de requerimento da vereadora Comandante Nádia (DEM). 

Em nome da Mesa, Comandante Nádia ressaltou a história da instituição que tem por função o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no âmbito do estado do Rio Grande do Sul. A vereadora também falou de sua trajetória dentro da corporação. “Falar da Brigada Militar é quase uma obrigação para mim. É minha vida, meu chão, meu Norte e a melhor tradução para a palavra que mais prezo, liberdade. Com esta farda, vivi os mais tensos momentos, mas também os mais felizes da minha vida”, salientou. 

Após a apresentação da Ajudância-Geral Banda de Música da Brigada Militar, o comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, subiu a tribuna para lembrar que a homenagem pelo aniversário da instituição quase bicentenária é justa e merecida. “Somos uma força pública de relevantes serviços prestados ao povo gaúcho. A Brigada Militar é formada por homens e mulheres de bem, pertencentes à mesma sociedade que juramos proteger, mesmo com o risco da própria vida. Somos a linha de frente na trincheira de controle da criminalidade num contexto cultural onde há a vulgarização da violência”, disse. 

Também se manifestaram durante a cerimônia Tanise Sabino (PTB), Cláudia Araújo (PSD), Cassiá Carpes (PP), Mariana Lescano (PRTB), Hamilton Sossmeier (PTB), Idenir Cecchim (MDB), Mauro Pinheiro (PL), Mônica Leal (PP), Aldacir Oliboni (PT), Airto Ferronato (PSB) e o presidente da Câmara, Márcio Bins Ely (PDT).

Texto

Elisandra Borba (reg.prof. 15448)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)