PLENÁRIO

Brique da Redenção é homenageado e expositores pedem melhorias no espaço

Período de Comunicações em homenagem aos 47 anos do Brique da Redenção. Proposto pelo vereador José Freitas.
Expositores do Brique receberam homenagem pelos 47 anos da feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou hoje (17/3), por proposta do vereador José Freitas (Republicanos), os 47 anos do Brique da Redenção. O proponente destacou a importância econômica e cultural do espaço para a cidade. “São mais de mil famílias que sobrevivem do Brique da Redenção dentro desses 47 anos. Os artesãos também. E, dentro do meu mandato, aquilo que está ao meu alcance, a gente está sempre procurando melhorias ali, não só no entorno, mas no Brique.”

Ao subir na tribuna, a representante dos expositores do Brique, Renita Stieler, agradeceu a homenagem em nome da tradicional feira. “É importante cultuar esta data para que se siga e que se tenha uma vida ainda mais longa nesta entidade chamada Brique da Redenção. É importante, visto que temos expositores que já estão na sua terceira geração. Cito aqui a dona Maria, que é fundadora e hoje tem a filha e netos trabalhando. Então, é o ganha-pão de muitas famílias que passaram, que estão e que virão a seguir.”

Renita aproveitou a ocasião para pedir ajuda dos parlamentares em uma situação judicial que o Brique enfrenta: a representante denunciou que no ano de 2001 a Associação dos Artesãos do Brique da Redenção registrou o domínio do nome “Brique da Redenção”, apesar de o local ser tombado como patrimônio do Rio Grande do Sul. “Eu não enxergo licitude nisso, onde uma associação limitada de pessoas possa ter o domínio deste nome, que, na verdade, é de domínio público, uma vez que existe este tombamento”, desabafou.

Segundo Renita, esse domínio impõe diversas restrições à feira, desde o agendamento de eventos, a gestão administrativa e até o uso do site e das redes sociais. Foi iniciado há cerca de três anos um processo por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para que o domínio seja revertido, uma reunião com a Procuradoria do Município e a abertura de um processo judicial. “Se passaram três anos e isso não evoluiu. Gostaria de saber o que vocês podem fazer para nos ajudar, visto que os demais segmentos também têm direito de usar esse nome. E, se formos pela parte legal, estamos usando ilegalmente este nome, bem como até a Prefeitura, visto que este nome está limitado a esta associação."

Além disso, propôs aperfeiçoamentos para o Brique, como a construção de um pórtico de entrada para o local, melhorias no entorno do Parque da Redenção, instalação de lâmpadas nos banheiros e asfaltamento para melhorar a acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência. "É um acumulado de buracos em cima de buracos, grandes e profundos. A gente recebe muitas visitas de cadeirantes, seja por deficiência física ou por serem idosos. Carrinhos de criança ficam trancados ao ponto de as crianças caírem. A gente precisa urgentemente de um asfalto mínimo que dê condições de tráfego."

Por fim, convidou todos presentes para os festejos do aniversário do Brique. Estão previstas homenagens, apresentações musicais e de dança, além do clássico desfile e exposição de carros antigos do Veteran Car Club do Brasil RS. Todas as atividades são gratuitas e terá chimarrão e tereré à vontade para o público. Também propôs que seja aberta uma comissão para planejar o aniversário de 50 anos do Brique. "Daqui a 3 anos, vamos estar comemorando 50 anos de atividade, e a gente não faz o que precisa em dois ou três meses. É hora de formarmos uma comissão agora, e gostaríamos de contar com a participação do Poder Legislativo."

Texto

Renata Rosa (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)