Câmara abre hoje Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos
A Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com a Associação TodaVida, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), realiza o 3º Seminário de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Cidade Bem Tratada. O evento ocorre na noite de hoje (15/5), a partir das 19 horas, e nesta sexta-feira (16/5), pela manhã (8h45min), no Plenário Otávio Rocha - 2º andar do Legislativo da Capital (Avenida Loureiro da Silva, 255).
A proposta do seminário é alertar a sociedade sobre o panorama atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos e os planos em níveis estadual e municipal, informando e debatendo sobre novos projetos e implementações. Esta é uma excelente oportunidade para a sociedade debater e refletir sobre o modelo de gestão de resíduos que temos hoje, afirma o presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB).
O seminário tem a coordenação do ex-vereador Beto Moesch, que é também advogado e consultor ambiental. Durante o seminário, especialistas e gestores irão abordar a situação da logística reversa, instrumento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações que visa o acompanhamento do início ao fim do ciclo de vida de um produto. Também serão discutidos o tratamento e o destino dos resíduos da construção civil, da área da saúde, do setor eletrônico e da indústria plástica.
O seminário discutirá também as metas para a eliminação e a recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Além disso, serão abordados temas como a tributação e o financiamento do sistema, assim como a apresentação de experiências bem sucedidas em gestão de resíduos.
A entrada é gratuita. Informações: fone (51) 3220-4374 ou e-mail escola@camarapoa.rs.gov.br Veja a programação abaixo ou em http://cidadebemtratada2014.wordpress.com
Quinta-feira (15/5)
18 horas - Credenciamento
19 horas - Mesa de Abertura com autoridades e organizadores
19h30min - Painel 1 - A Política Nacional de Resíduos Sólidos: avanços e obstáculos
Palestra 1: Cenário da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com Sérgio Luís Cotrim, gerente de projetos em resíduos sólidos do Ministério das Cidades.
Palestra 2: Perspectivas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, com Luiz Henrique Machado do Nascimento, coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente /Sema-RS.
Debatedor 1: Gustavo de Mello, superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde/Funasa
Debatedor 2: Adivandro Rech, presidente da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente/Anamma-RS.
21h30min - Coquetel
Sexta-feira (16/5)
8 horas - Credenciamento
8h45min - Homenagem ao ambientalista Augusto Carneiro, falecido este ano.
9 horas - Painel 2 - Implementação dos Instrumentos de Efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Palestra 1: Tributação e Instrumentos Econômicos sobre Resíduos Sólidos, com Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, desembargadora federal, mestre e doutora em Direito - São Paulo.
Palestra 2: Elaboração e implantação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos das Atividades Econômicas, com José Valverde Machado Filho, especialista em Direito Ambiental e Gestão Ambiental São Paulo.
Coordenador: Luiz Henrique Hartmann, Fecomércio
Debate com o Público
10h30min - Intervalo para café
10h45min - Painel 3 - O Desafio da Logística Reversa
Palestra 1: A Logística Reversa da Cadeia do Vidro, com Ana Paula Bernardes, da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro/Abividro.
Palestra 2: Logística Reversa das Embalagens Plásticas de Lubrificantes, com Ézio Camillo Antunes, diretor executivo do Jogue Limpo/Sindicom Rio de Janeiro, representando o Grupo Ipiranga.
Debatedor: Carlos Roberto Lima Paganella, promotor de justiça do Ministério Público e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma)
12h30min - Intervalo para almoço
14 horas - Estudos de casos
Caso 1: A Logística Reversa de Medicamentos, com Maria de Lurdes Queiros Gonçalves, Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do RS (Cevs-RS)
Caso 2: Aterros Sanitários/Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR/Solvi).
Caso 3: Resíduos da Construção Civil, com Hewerton Bartoli, presidente da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon)
Caso 4: Gestão de Resíduos Sólidos do Polo Petroquímico do Sul, com Nestor Rozas Rodrigues, Companhia Riograndense de Saneamento Sitel/Corsan.
Caso 5: Reciclagem Popular, a participação dos catadores na gestão de resíduos, com Alex Cardoso, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis / MNCR
Coordenadora: Flávia Burmeister Martins, auditora do Tribunal de Contas do Estado do RS
16h15min - Intervalo Café
16h30min - Palestra A Experiência de Portugal na Gestão de Resíduos Sólidos
Palestrante: João Belo, diretor geral do Grupo About Media
17h15min - Debate com o Público e Votação de Moções
18h15min - Encerramento
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)