Mês da Mulher

Câmara abre programação de atividades em defesa dos direitos da mulher

Cassio Trogildo abriu exposição que integra a programação da Semana da Mulher Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Cassio Trogildo abriu exposição que integra a programação da Semana da Mulher Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

O Legislativo da Capital abriu oficialmente, na tarde destaquinta-feira (3/3), a programação do Mês da Mulher da Câmara Municipal de PortoAlegre. As atividades, organizadas pelas seis vereadoras com acento noParlamento, transcorrerá até o dia 1º de abril, quando será finalizado o 1º SeminárioNacional da Procuradoria da Mulher, que trata especialistas na área do ensinopara discutir o tema: qual o currículo para uma educação não sexista.

O ato de abertura e lançamento da programação contou aindacom a abertura da exposição a itinerante Nísia Floresta – Uma Mulher à Frentede seu Tempo. Doada ao Legislativo da Capital pelo Projeto Memória da FundaçãoBanco do Brasil (FBB), a mostra reúne 16 painéis de fotos e textos que contam ahistória da escritora e educadora potiguar, que, pela defesa de uma educaçãoigualitária para homens e mulheres no século XIX, é considerada precursora dosideais feministas no Brasil.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cássio Trogildo (PTB),convidou às cidadãs e cidadãos para participar das atividades, destacando asessão solene a se realizar em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e davotação de projetos sobre a temática. Citou, entre elas, a sua proposta, que prevêmulta para estabelecimentos que proibirem mães de fazer o aleitamento de seusfilhos no local.

Sofia Cavedon (PT), que ocupa até maio a função de ProcuradoraEspecial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre, agradeceu o apoio dasdemais parlamentares da Casa, Fernanda Melchionna (PSOL), Jussara Cony (PCdoB),Lourdes Sprenger (PMDB), Mônica Leal (PP) e Séfora Gomes Mota (PRB), assim como o dosvereadores homens que têm colaborado para os avanços dos direitos e cidadania dasmulheres.

Pela sociedade civil, manifestaram-se a presidente doConselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Daisy Barcellos, e a secretáriaadjunta da Mulher, Waleska Vasconcellos. Também participaram do ato osvereadores Airto Ferronato (PSB), Delegado Cleiton (PDT), Dinho do Grêmio (PRB), Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), Paulinho Motorista(PSB), Reginaldo Pujol (DEM), Rodrigo Maroni (PCdoB) e Tarcísio Flecha Negra(PSD).

Programação:

6 de março – domingo – 11h às 14h: Ação Coletiva no ParqueFarroupilha “Ocupa Redenção” e Lugar de Mulher é na Câmara;

7 de março – segunda – 14h: Tribuna Popular – Homenagem aoColetivo Feminino Plural;

8 de março – terça – 10h – Sessão Solene alusiva ao DiaInternacional da Mulher e Caminhada Estadual Pelos Direitos da Mulher (PlenárioOtávio Rocha);

9 de março – quarta – 19h - Sessão do filme Malala (CineBancários);

11 de março – sexta – 14h: Seminário Procuradoria Estadual(Auditório do Fórum Central);

17 de março – quinta 19h: Audiência Pública sobre Violênciacontra a Mulher (Ginásio da Paróquia Santa Clara – Lomba do Pinheiro);

31 de maio – quinta-feira – 14h30: Quinta Temática – A LeiMaria da Penha nos currículos escolares
             – 18h30: Abertura do Seminário Nacionalda Procuradoria da Mulher: Mesa 1 - Quais as contribuições do feminismo para umaeducação libertadora? (Plenário Otávio Rocha);

1 de abril – sexta – das 8h30 às 18h – Seminário Nacional daProcuradoria da Mulher: Mesa 2 – Que escolhas curriculares promovem umaeducação não sexista?
               Mesa 3 – De que forma as políticas públicas educam paraos Direitos Humanos?


Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)