PLENÁRIO VIRTUAL

Câmara aprova contratação de empréstimo para Carris renovar frota

Operação de crédito visa a substituição de 42 veículos

Empréstimo para Carris
Carris comprará 42 ônibus para renovar frota

Os vereadores e vereadoras de Porto Alegre aprovaram, durante sessão plenária virtual realizada nesta segunda-feira (28/9), projeto de lei do Executivo autorizando a contratação de operação de crédito de até R$ 21 milhões para a substituição de 42 ônibus na frota da Companhia Carris Porto-Alegrense. Pela proposta, aprovada com 19 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção, o Executivo Municipal estabelece como garantia para o pagamento o Fundo de Participação dos Municípios ou o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações (ICMS).O Executivo ainda fica autorizado a abrir créditos suplementares na Lei Orçamentária Anual (LOA) para atender as despesas decorrentes de necessidade excepcional de execução das garantias.

Na justificativa do projeto, o prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que a direção da empresa está dando continuidade ao plano de recuperação da Companhia, sendo que o déficit foi reduzido em 75% nos dois primeiros anos de governo. Ele acrescenta que a substituição de 42 veículos faz parte do plano de renovação da frota para 2020. As substituições, somadas às 87 aquisições realizadas em 2019, reduzirão a idade média da frota para cinco anos. "Com isso, 50% da frota operacional será nova e isso trará como principal benefício no plano de recuperação da empresa condições para apurar lucro líquido e geração de caixa positiva, além de proporcionar ainda mais conforto e segurança aos passageiros do transporte público", afirma o prefeito.

Os novos veículos deverão seguir as mesmas especificações da renovação de 2019, buscando padronizar a frota. Todos os ônibus contarão com ar condicionado, acessibilidade, GPS e reconhecimento facial, além atender as especificações estabelecidas pela EPTC.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)