Plenário

Câmara aprova Semana de Conscientização sobre Sistema Braille

Movimentações de Plenário.
Vereador Alvoni Medina (Republicanos) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Semana Municipal de Conscientização sobre o Sistema Braille foi incluída no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, na semana que incluir o dia 8 de abril. O projeto, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), foi aprovado na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (5/2).

De acordo com a proposta, o objetivo é fomentar discussões acerca da importância do incentivo à produção e da divulgação de livros em Braille para crianças, jovens e adultos, promover atividades, ações e eventos sobre a relevância do sistema Braille, visando à ampliação ao acesso, ao conhecimento, à cultura, ao lazer e a informação. O vereador justifica ainda a intenção de dar maior visibilidade ao tema, por meio da promoção de atividades na rede municipal de ensino e incentivar ações de conscientização com a realização de eventos e a divulgação de material publicitário sobre a matéria. “As ações deverão ser realizadas todo ano, com intensificação das atividades no mês de abril”, enfatiza o vereador. Ele ressalta ainda que o Executivo Municipal poderá estabelecer acordos, convênios ou parcerias com empresas públicas ou privadas, organizações governamentais e não governamentais, entidades, profissionais do ramo e outros órgãos ligados ao tema.

Conforme dados apresentados pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Dentre elas, a deficiência visual é a mais representativa, atingindo 3,6% dos brasileiros e sendo mais comum entre pessoas com mais de 60 anos de idade. O grau intenso ou muito intenso da limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades habituais, como ir à escola, trabalhar e brincar.

O Sul é a região do país com maior proporção de pessoas com deficiência visual (5,4%). A pesquisa mostra que 0,4% são deficientes visuais desde o nascimento e 6,6% usam algum recurso para auxiliar a locomoção, como bengala articulada ou cão guia. Menos de 5% do grupo frequenta serviços de reabilitação.

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)