Plenário

Câmara aprova título de Cidadão ao jornalista Diego Casagrande

Movimentações de plenario.
Vereador Mendes Ribeiro (MDB) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou na tarde desta quarta-feira (7/8), por iniciativa do vereador Mendes Ribeiro (MDB), o projeto de concessão do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista Diego Casagrande da Rocha, atualmente na Rede Bandeirantes. Casagrande atua na imprensa gaúcha desde o começo da década de 1990, ainda quando cursava jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), passando pelo jornal Zero Hora no setor de copyright, produtor e repórter na Rádio Gaúcha, apresentador e repórter na TVCOM e na RBSTV.

Em 2005 foi para o Grupo Bandeirantes de Comunicação do Rio Grande do Sul, no qual apresenta programas nas rádios Band News FM 99,3 (Primeira Edição) e Bandeirantes FM 94,9/AM 640 (Rádio Livre). Também é colunista semanal do Metro Jornal em Porto Alegre desde a sua estreia, em 2011.

O jornalista ainda é autor de quatro livros, “Porto Alegre: 48 horas sob Terror” (com José Rafael Rosito Coiro), pela Foco Editorial (1997); “Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul”, pela Editora Nova Prova (2006); “O triunfo das nulidades e outras crônicas para refletir o Brasil” – pela editora Buqui (2014); e “Que delícia ser de esquerda & outras crônicas”, pela Opinião Livre Comunicação Digital (2016). Além disso, participou da antologia “Santa Sede - Crônicas de Botequim”.

Conforme o vereador autor da proposta, o trabalho de Casagrande para o desenvolvimento da sociedade porto-alegrense justifica a concessão do título, “ante a sua brilhante trajetória profissional de quase três décadas, por praticar o jornalismo de forma séria, reta, por transmitir a informação com credibilidade e comprometida com a verdade, sem deixar de ter opinião, prestando, assim, um relevante serviço social ao levar conhecimento aos demais cidadãos das notícias que afetam o nosso quotidiano”.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)