Câmara capacita servidores a atenderem pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de Porto Alegre deu início nesta quinta-feira (24/8) ao curso "Atenção à Pessoa com Deficiência: abordagem com cidadania", para capacitar os servidores nas melhores práticas de atenção às pessoas com deficiência. O curso será em formato híbrido e iniciou com aula inaugural presencial que contou com a presença do presidente Hamilton Sossmeier (PTB). Os demais módulos ocorrerão de forma virtual através do Google Sala de Aula.
O curso faz parte do calendário festivo alusivo aos 250 da Câmara Municipal, promovida pela Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos) em parceria com o governo do Estado do RS e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders). A capacitação integra ainda o calendário da XXVI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e da XXIX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Durante a abertura, Sossmeier destacou a importância da capacitação. “Neste ano em que a Câmara comemora 250 anos é muito importante que possamos refletir se nossa Casa está pronta para receber todos os porto-alegrenses e visitantes. E o curso que hoje se inicia é um exemplo disto. É necessário muito mais, mas é muito importante celebrarmos todos os passos. Que momentos como este se multipliquem”, afirmou.
“Às vezes, infelizmente, alguns colaboradores da Casa acabavam não atendendo as pessoas com deficiência como se deve, por falta de conhecimento. E isso não é uma exclusividade da Câmara. Queremos promover capacitações como essa para que possamos atender cada vez melhor” explicou o vereador Alvoni Medina.
O público em geral pode ter acesso ao conteúdo no site da Faders. O cronograma aborda as deficiências físicas, intelectuais e psicossociais, além de direitos das pessoas com deficiência. Já na aula inaugural os alunos tiveram vivências com dinâmicas para que compreendam um pouco melhor a realidade de deficientes, como os cegos, por exemplo.