Câmara celebra 20 anos da 1ª Delegacia da Mulher
Os 20 anos de criação da 1ª Delegacia da Mulher do Estado, comemorados em 8 de março, foram celebrados na sessão desta quinta-feira (27/3) pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela vereadora Margarete Moraes (PT), a homenagem contou com as presenças da delegada adjunta Carmen Kátia Régio, e do chefe da Polícia do Estado, delegado Pedro Rodrigues, entre outras autoridades.
Margarete elogiou o trabalho dos profissionais da Delegacia da Mulher, lembrando que o serviço é resultado de uma luta das organizações de mulheres em parceria com o governo para fazer valer a igualdade entre os gêneros. Segundo a vereadora, com a criação da unidade especializada, as mulheres vítimas de violência ganharam coragem para denunciar seus agressores. Elas sabem que ali serão bem atendidas, ressaltou. Registro aqui o reconhecimento da Câmara a esse trabalho pioneiro e fascinante.
A delegada adjunta Carmen Régio informou que, em 2007, a Delegacia da Mulher encaminhou ao Judiciário 4 mil medidas preventivas e que, nos três primeiros meses de 2007, essas medidas já passam de 3 mil. Nosso trabalho é difícil, pois lidamos, todo dia, com a irracionalidade manifestada por pessoas geralmente conhecidas das vítimas, disse.
Ao mesmo tempo, nossa tarefa é gratificante, pois ajudamos a mudar a vida de muitas pessoas. Carmen agradeceu a homenagem, em nome da delegada titular, Nadine Tagliari, que não pôde comparecer à solenidade, e salientou que a Delegacia da Mulher funciona toda a semana, 24 horas por dia, na Avenida João Pessoa, 2.050. Também lembrou que a Restinga deverá receber a 2ª Delegacia da Mulher. A demanda é muito grande, afirmou.
Em nome de suas bancadas, também saudaram os 20 anos da Delegacia da Mulher os vereadores Elias Vidal (PPS), Maristela Maffei (PCdoB) e Dr. Goulart (PTB).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)