COMUNICAÇÕES

Câmara comemora 182 anos da Brigada Militar

Período de Comunicações em homenagem ao Dia da Brigada Militar
Proponente: Mesa Diretora. Presente o Cmte. Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, sub-comandante, Coronel Vanius Santarosa, Pres. TJM  Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues, Representante da ALA 3 Maj. Aviador Carlos Eduardo Petersen, Delegada Andréia Magno e Sr. Fabio Duarte Fernandes
Período de Comunicações em homenagem ao Dia da Brigada Militar Proponente: Mesa Diretora. Presente o Cmte. Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, sub-comandante, Coronel Vanius Santarosa, Pres. TJM Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues, Representante da ALA 3 Maj. Aviador Carlos Eduardo Petersen, Delegada Andréia Magno e Sr. Fabio Duarte Fernandes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Foi durante o Período de Comunicações desta quinta-feira (21/11). A vereadora Mônica Leal (PP), proponente da homenagem, parabenizou especialmente à coronel Cristine Rasbold, a primeira mulher a assumir o cargo de Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar. Fez uma retrospectiva histórica da corporação que, disse, enfrentou conflitos, revoltas e mudanças de regime. Afirmou que, por suas atribuições e desafios, os brigadianos são os servidores públicos mais visados e criticados. Mas que os gaúchos querem vê-los nas ruas e sentirem a famosa sensação de segurança, a diminuição da criminalidade e a paz no seu ir e vir e dentro de suas residências.  Lembrou ainda que a os policiais já enfrentaram muito sucateamento, carência de efetivo, moradia e salários mais dignos. Por fim, expressou toda sua admiração e a parceria e o respeito do Legislativo.  O comandante-geral da Brigada, coronel Rodrigo Mohr Picon, agradeceu a homenagem e disse que há mais de 30 anos a mulher é importante para a instituição e para a sociedade, representando, hoje, 19% dos soldados. Salientou a baixa de praticamente todos os índices de criminalidade no Estado e garantiu que, como comandante, vê a garantia da qualidade vida do cidadão e a defesa da democracia, como sua primeira obrigação. Que os cidadãos possam ir e vir de forma segura dentro da cidade.  Participaram da cerimônia o subcomandante da Brigada, coronel Vanius César Santarosa; o major-aviador Carlos Eduardo Petersen, da Aeronáutica (Ala 3); o coronel Marcos Menezes, do Comando Militar do Sul; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Roberto Mendes Rodrigues; a delegada Andrea Magno, da Polícia Civil e Fábio Duarte Fernandes, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, a Ajuris. O Dia da Brigada Militar é comemorado em 18 de novembro, data em que, no ano de 1837, foi criada a Força Policial da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. A banda da Brigada foi regida pelo sargento Jaílson Alexandre da Silva Gonçalves.

  • 182 anos da Brigada Militar