Sessão Solene

Câmara concede ao pastor Charles Dean o título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao pastor Charles Dean Alves Guimarães.
    Pastor Charles (esq) e vereador José Freitas exibem o título de Cidadão entregue nesta sexta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao pastor Charles Dean Alves Guimarães.
    Familiares, amigos e vereadores prestigiaram a cerimônia (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (02/8), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene para entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao pastor Charles Dean Alves Guimarães, que realiza há 11 anos o Projeto Aspirantes de Cristo. A proposta foi do vereador José Freitas (PRB), que abriu a sessão e destacou que o projeto é realizado com crianças e adolescentes e deve servir de inspiração a todos que acreditam que fazer o bem ainda é o melhor caminho.

Em seu discurso, o vereador destacou a trajetória do pastor Charles, que nasceu na cidade de Porto Alegre em 18 de agosto de 1971. Filho de empregada doméstica e padeiro, foi criado no bairro Restinga, e viveu uma infância humilde, mas amparada por ensinamentos valiosos de seu pai. “Na adolescência, contudo, Charles acabou sendo levado pelas circunstâncias do meio em que vivia e envolveu-se com o tráfico de drogas, que até hoje assombra o bairro Restinga, o que mais tarde o levou a tornar-se dependente químico de cocaína e álcool, fatos que o conduziram por caminhos tortuosos de crimes e até mesmo quase à morte”.

Segundo Freitas, foram vários os anos de envolvimento com o crime, e mais alguns como dependente químico. Mas aos 33 anos, já casado com sua esposa Estela Guimarães, e com filhos, sua história muda, pois sua esposa o leva a conhecer Jesus Cristo. “Charles se converte à fé cristã em 2004, e inicia sua jornada no trabalho social. Inspirado por tudo o que vivenciou, desde a infância até a idade adulta, ele conheceu as faces da pobreza, do crime e do vício, e nutriu em seu coração o desejo de levar pessoas à cura através de Jesus Cristo, da Palavra de Deus e dos princípios familiares cristãos”.

Projeto Aspirantes de Cristo

Então nasceu o Projeto Evangélico Aspirantes de Cristo, no dia 11 de março de 2008, com 13 meninos, uma caixa de leite, 50 copinhos plásticos, pão dormido e a visão de um futuro melhor, Freitas descreve que esse foi um meio de preparar crianças para serem bons adultos, criando um caráter cristão para que pudessem vencer as dificuldades impostas pelo mundo, para que honrem aos seus pais, sejam estudiosos, respeitem e amem o seu próximo como a si mesmos. “O objetivo era, e ainda hoje se mantém, de ensinar o caminho em que a criança deve andar, a fim de que mais tarde não se desvie dele, utilizando o esporte como um atrativo, para assim poder passar o ensinamento da palavra de Deus, e servindo como um modo de prevenção para que as crianças, adolescentes e jovens não cedam ao meio em que vivem e se envolvam com o mundo das drogas”.

Inicialmente, eram oferecidos treinos de futebol aos meninos, em dois dias da semana e no turno inverso ao da escola, e aulas de street dance para as meninas, aos sábados. Dez anos depois, o Projeto Evangélico Aspirantes de Cristo oferece, além do futebol e do street dance, aulas de balé, nutrição, música e artes, atendendo crianças e adolescentes em quatro dias por semana, no turno inverso ao escolar, e vindos não somente do bairro Morro Santana, mas também dos municípios de Viamão e Alvorada. Foram realizados, no primeiro semestre de 2018, uma média de 900 atendimentos mensais, nos quais incluem-se café da manhã, almoço e café da tarde. As crianças e adolescentes atendidos têm idade entre 6 e 16 anos, e a maior parte vive em condições de vulnerabilidade social, residindo em áreas consideradas de risco, em função das más condições de moradia e exposição ao tráfico de drogas. "Em vista de todo o trabalho realizado, nenhum valor financeiro é cobrado, mas sim valores que chamamos de moedas sociais: disciplina, comportamento, estudo, humildade, fidelidade e lealdade."

O Futuro

No ano de 2016, o Projeto Evangélico Aspirantes de Cristo (PEAC), foi escolhido para participar do evento beneficente Lance de Craque, idealizado pelo atleta de futebol Andrés Nicolás D'Alessandro, que hoje joga pelo Internacional, e recebeu um valor financeiro que foi utilizado para dar entrada na compra de um terreno, no qual será construída a nova sede do PEAC, que contará com refeitório, salas de aula, estúdio de dança, espaço de grama sintética e areia para trabalhos relacionados ao futebol e um auditório que servirá também como sala de cinema. Além disso, o novo prédio também contará com sala para atendimento odontológico e enfermaria.

O vereador José Freitas lembrou ainda que por trabalhar há muitos anos na área social, se identificou com o trabalho do pastor Charles. “Sabemos que por trás desse trabalho há uma grande equipe e aqueles que apoiam esse projeto que será maior ainda pela sua magnitude. E mencionou também que por ter sido sete anos conselheiro tutelar recordou que uma família foi resgatada através do seu trabalho no conselho e isso lhe traz muita recordação. “Lembro da transformação que houve naquela família, imagina no trabalho dos Aspirantes de Cristo, e por isso me identifico e faço essa homenagem”, finalizou.

Homenageado

O pastor Charles Dean agradeceu a homenagem por ter sido agraciado como Cidadão de de Porto Alegre, falou que é algo que ficará marcado e lembrou bem de onde saiu e de todas as dificuldades que passou. “Me lembro da batalha que nosso pai teve para nos dar condições de termos uma vida de dignidade". E destacou que nada disso seria possível sem o apoio de todos. "O projeto em si só foi possível com o envolvimento de muitas pessoas”. E por fim disse acreditar que esse foi um chamado de Deus de poder, através do esporte, utilizá-lo como ferramenta de inclusão e resgatar muitas vidas, assim como ele foi resgatado um dia. “Nada se faz sozinho e precisamos salvar as nossas famílias”.

 Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Cláudio Conceição (DEM) e Professor Wambert (Pros), a esposa e o pai do homenageado, Estela Guimarães e Mário Guimarães, e o vice-presidente do Aspirantes de Cristo, Pedro Dean Guimarães, filho do homenageado.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14.806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)