SESSÃO SOLENE

Câmara concede Comenda Porto do Sol ao empresário Sandro Giannastasio

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Sandro Roberto Giannastasio, proposta pelo vereador Moisés Maluco do Bem
    O proponente da homenagem foi o vereador Moisés Barboza (PSDB), à esquerda na foto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Sandro Roberto Giannastasio, proposta pelo vereador Moisés Maluco do Bem
    Familiares e colaboradores do homenageado estiveram presentes na Sessão Solene, que ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (23/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol ao empresário Sandro Giannastasio, em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha. O proponente da homenagem foi o vereador Moisés Barboza (PSDB). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

O proponente ressaltou a felicidade que é entregar a Comenda Porto do Sol ao empresário, e disse que quem recebe tal distinção tem um peso no desenvolvimento social e econômico na Capital. O vereador contou a história do homenageado e disse ter muita admiração pela forma que o mesmo trata os problemas de mobilidade e segurança veicular, tanto das crianças como das estradas. Moisés relatou também que nenhuma vez em que Sandro esteve envolvido em ações sociais, deixou de ajudar os necessitados. “Nunca buscou a exposição midiática que as pessoas infelizmente procuram na hora de ajudar os mais necessitados, isso é raro hoje em dia”, completou.

O homenageado agradeceu à sua família, principalmente aos seus pais que deram início a sua história de vida, agradeceu também aos seus colaboradores que estavam presentes na solenidade. “Estou profundamente honrado em receber este prêmio, e estou ansioso para os desafios e conquistas que o futuro reserva para nós”, disse.

Histórico 

Sandro Roberto Giannastasio nasceu e cresceu em Porto Alegre, é casado e pais de dois filhos. Empreendedor, no ano de 1998, criou sua primeira empresa na área de tecnologia, a Saveline Eletromecânica, chegando a empregar mais de 70 funcionários. Em 2008, desenvolveu o primeiro equipamento de teste de cronotacógrafo (simulador de pista) do Brasil reconhecido pelo Inmetro, que atendia a todos os requisitos metrológicos, sendo fabricado para todo o território nacional, que possibilitou a aferição dos cronotacógrafo de ônibus, caminhão e outros veículos; o que reduziu drasticamente o índice de acidentes por excesso de velocidade de veículos pesados.

Já no ano de 2011, Giannastasio criou a escola de aviação civil Realizar, formando até os dias de hoje mais de mil pilotos para o mercado de aviação civil mundial, e, no mesmo ano, também abriu, junto à esposa, a escola de Educação Infantil Ecokids. No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, ele criou o sistema de purificação de ar Purificar, um equipamento que tornava o ar ambiente livre de vírus e bactérias, através de sistema de radiação ultravioleta, bem como disponibilizou a empresa para fornecer manutenção gratuita a respiradores mecânicos para diversos hospitais de Porto Alegre. Hoje, contando no total em suas empresas são mais de 170 funcionários.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)