Sessão solene

Câmara concede Comenda Porto do Sol ao Grêmio

  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao Grêmio Football Porto-Alegrense e do título de Cidadão de Porto Alegre a Renato Portaluppi. Na foto, vereador Tarciso Flecha Negra entrega a homenagem ao representante do homenageado, o jogador Maicon
    Presidente Romildo Bolzan e jogador Maicon receberam diplomas entregues por Tarciso Flecha Negra (e) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao Grêmio Football Porto-Alegrense e do título de Cidadão de Porto Alegre a Renato Portaluppi. Na foto, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan
    Romildo Bolzan dedicou homenagem aos atletas e afirmou que Tarciso Flecha Negra "é a expressão do Grêmio" (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, através de sua diretoria, foi agraciado na noite desta terça-feira (26/6) com a Comenda Porto do Sol pela conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. O proponente da homenagem, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), em sua manifestação, agradeceu a todos os dirigentes que, segundo ele, colocaram o Grêmio no cenário mundial através de várias conquistas. “O Grêmio tem mais que uma torcida, tem uma nação”, disse o vereador. Ele ressaltou ainda que o Grêmio é um time guerreiro e imortal. “É um time de todos os gaúchos pelas conquistas e reconhecimento por levar o nome de Porto Alegre aos quatro cantos do mundo.”

O vereador Reginaldo Pujol (DEM), que presidiu a sessão, disse estar feliz em prestar esse reconhecimento ao clube. “Lembro quando conquistamos a Copa Libertadores da América, e a cidade se encheu de orgulho.” Para o vereador Mauro Zacher (PDT), homenagear é reconhecer as instituições que fazem a diferença. “O Grêmio tem demonstrado um novo jeito de mostrar ao país como fazer a diferença através de suas conquistas. Parabéns a essa nação tricolor.” Mendes Ribeiro (MDB) parabenizou Tarciso Flecha Negra pela iniciativa. “Quem convive contigo sabe da tua história e tuas conquistas. Essa homenagem só poderia vir de ti, Tarciso.”

João Bosco Vaz (PDT) relembrou sua atividade de jornalista setorista, onde atuou por 15 anos no Grêmio. “Lá convivi com vários presidentes, e, cada um do seu jeito, fez com que o Grêmio chegasse onde chegou.” Para Cassiá Carpes (PP), a Câmara também serve para homenagear. “E hoje homenageamos essa grande instituição que é o Grêmio.” Já Moisés Barboza (PSDB) disse estar emocionado. “Muito feliz em homenagear o meu clube do coração.”

O prefeito Nelson Marchezan Júnior fez um reconhecimento ao presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior. “O Grêmio é hoje uma referência, pois tem uma administração voltada aos princípios da transparência, do profissionalismo e do senso de responsabilidade”, disse Marchezan, destacando o senso de pertencimento que o Grêmio traz aos porto-alegrenses.

Ao agradecer a homenagem, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, afirmou que são os atletas que fazem o clube. “Portanto, dedico esse reconhecimento a todos os atletas que passaram e que atuam no clube.” Também agradeceu ao vereador Tarciso Flecha Negra. “Tu és a expressão do Grêmio, e nos sentimos muito honrado com essa homenagem”, reconheceu Bolzan.

A Câmara também concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre ao técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, que não pode estar presente à homenagem. O diploma, então, entregue ao capitão do time, Maicon, que representou Portaluppi na solenidade. "Em nome do Renato, quero deixar um agradecimento a esta Casa.”

Também prestigiaram a sessão os representantes do Ministério Público do Estado, Cesar Faccioli, e do Comando Militar do Sul, coronel Marcelo Cantagalo, bem como o deputado federal Danrlei de Deus, o deputado estadual João Reinelli e os jogadores Thaciano e Ramiro e o goleiro Marcelo Grohe.

Texto: Regina Andrade (Reg. Prof. 8.423)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)