Câmara concede diploma ao Rotary Club São João
A homenagem proposta pelo vereador Dr. Goulart destacou o cinquentenário da entidade.
A Câmara Municipal concedeu, na noite desta terça-feira (25/4), o Diploma Honra ao Mérito ao Rotary Club Porto Alegre São João. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Goulart (PTB) e ocorreu no Plenário Otávio Rocha, com a participação de representantes institucionais e rotarianos de diversas localidades do Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, Dr. Goulart destacou as razões que o motivaram a propor a homenagem, destacando que o Rotary Club Porto Alegre São João "tem a missão de trabalhar com as crianças e os adolescentes carentes, buscando sua inserção na sociedade", e revelando sua contribuição à manutenção de projetos sociais e de instituições, "como o Cerepal, as Casas de Acolhida, o Colégio Estadual Benjamin Constant, a Casinha do Morro Santana e outros".
O vereador ressaltou a capacidade dos rotarianos de contribuir, com dedicação e esforço próprio, à causa do atendimento aos abandonados, aos desabrigados e aos jovens. Goulart lembrou a realização do Torneio de Vôlei, envolvendo 480 crianças da periferia de Porto Alegre, "o qual resultou no encaminhamento de atletas carentes à seleção de Vôlei da Sogipa, com evidente benefício à inclusão social". O vereador agradeceu a todos que contribuem para o cumprimento dos objetivos e da missão rotariana, "os quais beneficiam, com suas atitudes e exemplos, a sociedade gaúcha e a cidade de Porto Alegre", exaltando a importância da homenagem que a Câmara Municipal oferece à essa instituição.
O presidente do Rotary Club São João Porto Alegre, Jaime Grundler Sobrinho, leu o texto que consta no Diploma de Honra ao Mérito, conferido à entidade pelo Legislativo, em reconhecimento aos seus feitos. Ele reiterou os princípios e os propósitos da existência do Rotary, "com trabalho focado nas instituições, pessoas e comunidades carentes", lembrando que o primeiro trabalho social da entidade" foi dar apoio à vinda, para o Brasil, das aldeias SOS, além da instituição de cinco casas lares". Grundler agradeceu a oportunidade de estar na presidência do Rotary São João no ano do seu cinquentenário, referindo o importante apoio da sua esposa, Ivone, dos rotarianos e os feitos dos primeiros associados e presidentes que já passaram por essa instituição.
Grundler agradeceu a Dr. Goulart e a todos os parlamentares que aprovaram a homenagem e ressaltou o apoio e a acolhida da Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa) nos eventos esportivos que envolvem centenas de jovens carentes, em campeonatos e torneios entre escolas. Também destacou, em seus agradecimentos, o rotariano Estevan Romano, "para simbolizar o que significa a dedicação à essa entidade, tendo em vista que ele manteve, por anos, uma coluna semanal no Jornal do Comércio para divulgar as ações do Rotary Club São João e difundir a imagem pública dos Rotarys de Porto Alegre".
O governador do Distrito 4670 do Rotary Club, Ilgo Seitz, destacou a grandeza do reconhecimento pela representatividade da Câmara. Elogiou a gestão do presidente Jaime Grundler Sobrinho e falou da necessidade de" estimular, manter viva e vibrante e ética na sociedade, nas instituições e nas pessoas", referindo um dos princípios de ações dos Rotarys Clubs. O governador rotariano manifestou a sua preocupação com os jovens "independentemente da classe social", ao incentivar o trabalho forte dos Rotarys e do próprio Legislativo Municipal, "com foco nos jovens, os quais precisam de apoio, verdadeiras amizades, orientações, consolo, atenção e ferramentas para descobrir e recuperar o orgulho de suas conquistas e dos seus potenciais, como cidadãos".
Ao final da solenidade, o vereador Dr. Goulart recebeu uma flâmula que representa os agradecimentos dos rotarianos pela homenagem conferida pelo Legislativo Municipal de Porto Alegre.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prog. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof, 6481)