PLENÁRIO

Câmara concede diploma de homenagem à Atempa

  • Homenagem à Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (ATEMPA), de autoria do vereador Jonas Reis. Na tribuna, Camila dos Reis.
    Na tribuna, Camila Reis, participante da direção colegiada da Atempa (Foto: Júlia Urias/CMPA)
  • Homenagem à Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (ATEMPA), de autoria do vereador Jonas Reis.
    A cerimônia, proposta pelo vereador Jonas Reis (PT), ocorreu durante a sessão ordinária, realizada no Plenário Otávio Rocha (Foto: Júlia Urias/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (22/04) diploma de homenagem por serviços prestados à Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa). A cerimônia, proposta pelo vereador Jonas Reis (PT), ocorreu durante a sessão ordinária, realizada no Plenário Otávio Rocha.

O proponente destacou o trabalho desenvolvido pela instituição em prol da educação do município nos seus 33 anos de história. “Este dia, destinamos para comemorar os 33 anos de história, de glória em defesa da educação pública. São 99 escolas representadas nesta instituição, para pensar como a educação deve ser fomentada através do dinheiro público”, enfatizou. 

Camila Reis, participante da direção colegiada da Atempa, ressaltou os desafios da entidade para assegurar os direitos e garantir a valorização dos trabalhadores da educação. “Hoje, com as privatizações e terceirizações, as escolas têm uma maior rotatividade de profissionais que não se mantêm por conta da precarização. As escolas municipais de Porto Alegre estão em zona de vulnerabilidade, e os governantes que deveriam estar zelando pela qualidade dos espaços escolares e do ensino, como a estabilidade dos profissionais, questão fundamental para o vínculo com os estudantes e suas famílias, perpetuam múltiplos ataques à educação, e quem paga essa conta é sempre a população que mais precisa. Lutar, cuidar e educar para e pela democracia e pelos direitos sociais são os nossos verbos e nossas práticas”, destacou.

Histórico 

A Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) é sucessora da Associação dos Professores Municipais de Porto Alegre (Apmpa), fundada em 29 de agosto de 1964. A Atempa visa proteger e garantir os direitos da categoria dos profissionais em educação pública de Porto Alegre.

Texto

Laura Paim da Silva (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)