Câmara concede Diploma de Honra ao Mérito a Pablo Mongelo de Lima
Em Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira (15/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou o Diploma de Honra ao Mérito ao jogador de padel profissional Pablo Mongelo de Lima. A proposição foi do vereador João Bosco Vaz (PDT) e a solenidade aconteceu no Plenário Ana Terra. O Diploma de Honra ao Mérito é o prêmio a ser concedido a pessoas físicas ou jurídicas que, por suas ações, tenham se destacado meritoriamente junto à sociedade porto-alegrense, contribuindo assim para o enriquecimento da cidade, sendo, portanto, uma alta honraria.
O proponente elogiou a trajetória no padel profissional do homenageado. “Primeiro tu foste cidadão do mundo, para depois a gente te reconhecer com esta homenagem. Geralmente eles passam por esta Casa primeiro e depois ganham o mundo, e tu ganhaste o mundo, número 1 do mundo por mais de três anos”, salientou. Quanto ao Diploma conferido pela Câmara a Lima, Bosco falou do orgulho em homenagear um esportista tão destacado em sua área. “Esta Casa gosta de reconhecer em vida o trabalho que as pessoas fazem. Porque, de uma maneira ou de outra, tu levaste muito longe o nome da nossa cidade. E aqui a gente reconhece as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou.
Lima agradeceu a homenagem e lembrou do apelido que recebeu de “canhão de Porto Alegre”, que projetou seu nome no mundo do padel. Ele revelou ter recebido homenagens em outros países e de organizações privadas, mas na Capital e de um órgão público era a primeira vez. “É bonito tu voltar ao teu país, depois de tanto tempo, e que vocês tenham me homenageado faz refletir que valeu a pena todo o esforço. Eu passei 20 anos fora, e receber esta homenagem, eu vou guardar sempre no meu coração e estou super agradecido”, afirmou.
Histórico
Pablo Jose Mongelo de Lima nasceu em Porto Alegre, tem 37 anos, e é jogador profissional de padel. Profissionalizado desde o ano 2002, Pablo esteve como número 1 do mundo durante três anos e oito meses, ganhou 64 títulos no circuito internacional e esteve durante dez anos seguidos entre as melhores duplas do mundo no esporte. Ajudou a levar o nome da Capital gaúcha para fora do Brasil, uma vez que era chamado pelos os narradores de “canhão de Porto Alegre”.