Sessão Solene

Câmara concede diploma Honra ao Mérito ao sindicato dos CFCs

Outorga do Diploma Honra ao Mérito ao Sindicato dos Centro de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul - SindiCFC
A cerimônia, proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), foi realizada no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (06/07) o diploma Honra ao Mérito ao Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC). A cerimônia, proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), foi realizada no Plenário Otávio Rocha.

O proponente falou sobre a importância que o SindiCFC tem na formação da educação e legislação no trânsito, e não apenas como motoristas, mas como cidadãos. O vereador afirmou que os governos realizam a legislações de segurança de trânsito para serem cumpridas, mas quem realiza e executa cuidadosamente essas leis é o CFC. "Mas quem faz no dia a dia a formação, importantíssima, de proteger a vida das pessoas, a vida e o futuro que são os nossos filhos, são vocês", elogiou Moisés. 

O representante do SindiCFC, Vilnei Pinheiro, discursou como é gratificante contribuir para a segurança do trânsito, ensinado e formando condutores, os CFCs sempre estão tendo que se atualizar para suprir a dificuldade que é lidar com a mudança de comportamento no trânsito, com base na educação. Ele contou que, "em 1996, para habilitar-se, enfrentávamos filas, ambientes hostis e dificuldade nos antendimentos", porque o CFC realizava seus serviços em uma delegacia de policia, que estava mais preparada para realizar as nuances do código penal, do que atender a população. Hoje, conforme Pinheiro, o cidadão é atendido em um ambiente público e condizente com sua expectativa, o CFC é um serviço prestado para a sociedade, com a supervisão do Detran.

História

Em 6 de abril de 1990, os proprietários das autoescolas gaúchas registraram a Associação das Auto e Moto Escolas, reunindo cerca de 300 associados, com o objetivo de representar a categoria. Em 1998, a Associação evoluiu para Sindicato dos Centros de Formação de Condutores-RS, destacando-se como entidade representativa da categoria. A primeira diretoria da entidade tomou posse em 25 de abril de 1998, tendo Edson Luis da Cunha como presidente. Hoje, os associados do SindiCFC chegam a 270 CFCs, que abrigam próximo a 15 mil colaboradores, atendendo 100 mil cidadãos gaúchos todos os meses.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)