Câmara concede Honra ao Mérito ao esportista Samory Fraga
O atleta porto-alegrense do salto em distância Samory Uiki Bandeira Fraga recebeu hoje (20/11) o Diploma de Honra ao Mérito, conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A distinção, proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Ana Terra da Câmara.
Bosco lembrou que muitos jovens sonham em ter uma carreira no esporte, mas poucos têm a oportunidade. "Samory é um deles, mas ele se diferencia de muitos porque soube aproveitar a oportunidade que teve e, com esforço e dedicação, chegou às Olimpíadas."
Para o vereador, Samory representa todos os projetos sociais que, em algum momento, deram chances de crianças e jovens perseguirem um sonho. "Um sonho que ele realizou. E na busca deste sonho, ele acabou se tornando uma referência aos jovens atletas e virou um dos expoentes do esporte gaúcho, brasileiro e mundial."
Samory agradeceu aos pais por toda a dedicação que tiveram em sua criação. Agradeceu ainda a Bosco, seu "padrinho no esporte", e aos seus treinadores, Martina e Arataca. Disse estar feliz pelo reconhecimento que recebe hoje, "justamente no Dia da Consciência Negra".
Ao lembrar sua trajetória, Samory disse que a sensação é incrível de onde se pode chegar com o esporte, conquistando coisas que jamais imaginou quando criança. "Precisamos de referências para que os jovens possam ver onde podem chegar. E é uma sensação maravilhosa se tornar um referência para futuros atletas."
História
Samory Fraga nasceu em Porto Alegre em 1996. É um atleta do salto em distância da Sogipa e da seleção brasileira de atletismo e fez parte da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2022.
Aos oito anos, Samory começou a praticar atletismo no Projeto Social Esporte Clube, da Prefeitura de Porto Alegre. Após, conseguiu uma vaga na equipe da Sogipa e, por meio de seu talento, conquistou uma bolsa de estudos nos Estados Unidos — quando chamou atenção do mundo ao ser finalista do Mundial Sub-18, na Ucrância, com 16 anos. Hoje, além de atleta, é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Kent, em Ohio, e fala três idiomas: português, inglês e espanhol.
Ficou nos Estados Unidos competindo pela universidade e, em paralelo pelo Brasil, até 2019 — quando se formou. Depois, recusou convite para um mestrado e voltou ao seu país natal para buscar um sonho: a classificação para as Olimpíadas. Em abril de 2021, o gaúcho fez sua melhor marca na vida ao saltar 8m23cm, no Torneio Cidade de Bragança Paulista e se garantir nas Olimpíadas. O feito é também a quinta melhor marca da história do salto em distância brasileiro.
Entre suas principais conquistas estão: 1º atleta gaúcho da história a saltar acima de 8 metros; 5ª melhor marca da história do Brasil no salto em distância; integra atualmente o top 20 do ranking mundial de atletismo; e foi 16º colocado nas Olimpíadas de Tóquio.