Solene

Câmara concede título ao médico Carlos Roberto Schwartsmann

Heinen entrega ao médico, o título de cidadão emérito da capital Foto: Felipe Dalla Valle
Heinen entrega ao médico, o título de cidadão emérito da capital Foto: Felipe Dalla Valle
Na noite desta sexta-feira (29/06), em sessão solene presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a Câmara Municipal concedeu ao médico Carlos Roberto Schwartsmann, o título de cidadão emérito de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador José Ismael Heinen (DEM), foi realizada no Plenário Otávio Rocha, do Legislativo da capital. 

Ao exaltar a distinção conferida, Heinen afirmou que esse é um prêmio simbólico dado pela Câmara aos grandes indivíduos que se destacam na sociedade por realizarem um trabalho social importante para Porto Alegre. "Sinto-me privilegiado por ter tido a oportunidade de indicar esse médico renomado, competente e humano para receber esse título. Carlos Roberto é exemplo máximo de que é plenamente possível transformar o trabalho em amor", registrou. Resgatando a história do homenageado, o vereador destacou as principais qualidades de Schwartsmann: generosidade, humanidade e dedicação pelo que faz. 

"É um médico, professor, pai, esposo, irmão e amigo com uma capacidade extraordinária de transmissão do saber, expresso com amor e respeito à vida. A sociedade gaúcha é testemunha de seu trabalho competente, de sua simplicidade e de sua pureza de alma", afirmou Heinen. Natural de Passo Fundo, Schwartsmann chegou à capital para estudar Medicina, especializando-se em Ortopedia e Traumatologia. Trabalhou no Hospital de Clínicas e também na Santa Casa. Atualmente é professor titular de Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre e chefe do Serviço de Ortopedia da Santa Casa. Além disso, é membro do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Ortopedia e examinador da prova para o título de especialista em Traumatologia no Rio Grande do Sul.

Agradecimento

Ao subir à tribuna para agradecer à honraria, Carlos Roberto Schwartsmann saudou com emoção todos os amigos, familiares, pacientes e colegas de trabalho por estarem prestigiando um momento tão importante em sua vida. Lembrou de seu pai, amigo e mestre, já falecido, e disse que sempre teve muita sorte em sua vida, principalmente por ter tido pais tão dedicados e incentivadores. "Agradeço a Deus por sempre ter me dado força e por ter me mostrado que as pedras que estão à frente do caminho devem ser retiradas o mais rápido possível. Os obstáculos devem ser superados sempre", ressaltou Schwartsmann. 

Segundo o ortopedista, os mestres de sua vida mostraram com orgulho o papel de um médico na sociedade: aplicar os regimes da profissão para o bem nunca para causar o mal. "Tenho orgulho de ter feito parte do SUS e ajudado na sua consolidação como um sistema de saúde eficaz, de ter operado milhares de pessoas e de ter alimentado a esperança. Sou um homem feliz e realizado", finalizou ao ser aplaudido de pé pelos presentes. 

Ester Scotti (reg. prof. 13387)