Câmara concede título de Cidadão de Porto Alegre a Fabiano Montes Doca
Na noite desta sexta-feira (22/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão de Porto Alegre ao lutador e empresário Fabiano Montes Doca, também conhecido como Fabiano Boxer. A outorga aconteceu em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, e o proponente da homenagem foi o vereador Claudio Janta (SD).
O proponente destacou a trajetória do homenageado, lembrando que Boxer saiu de sua cidade natal, Alegrete, aos 18 anos, e que está na Capital há 33 anos. Janta contou que só deu três títulos de Cidadão de Porto Alegre até hoje, sendo o de Boxer o terceiro. O vereador salientou que o homenageado tem uma arena inclusiva, na zona norte de Porto Alegre, que proporciona às crianças autista e com deficiência mais desenvolvimento e autonomia. “Nada mais justo do que dar esse título para esse ex-lutador de vale-tudo, campeão de várias modalidades, treinou vários campeões também”. Conforme Janta, além de levar o nome de Porto Alegre para muitos lugares, Boxer “tem uma visão social imensa. Coloca a sua estrutura em algo que dá um pouco de qualidade de vida às crianças autistas, para as crianças com deficiência intelectual. Ele faz um grande trabalho”, elogiou o parlamentar.
O homenageado agradeceu aos presentes e salientou a importância dos relacionamentos reais. “Às vezes, a gente imagina que o nosso sucesso é traduzido pelo número de pessoas que a gente tem em volta. A gente vive uma carência hoje tão grande, de internet, de seguidores, de likes, de curtidas, de comentários; que a gente acaba esquecendo que os nossos verdadeiros heróis, as pessoas que compõem de verdade a nossa vida, são as pessoas do nosso dia a dia”, disse. Boxer afirmou que nunca fez as coisas pra si, mas sempre pensando em ajudar as outras pessoas a atingirem seus objetivos, superarem seus medos e chegarem onde queriam. “Eu sabia que a minha essência era o amor, e eu tive isso dentro da minha casa, sempre", declarou. Ele falou também da importância de buscar os sonhos, sem deixar pra depois: “o legado que eu queria deixar pra todos aqui é olhar de frente pra vida”.
Sobre seu trabalho social, Boxer apontou a necessidade de inclusão de crianças e adolescentes através do esporte. “A Arena Esportiva de Inclusão tá aberta hoje pra mostrar que independente de qualquer espectro, qualquer dificuldade, nós vamos estar lá pra ensinar todo mundo a fazer igual, e executar, e ter a chance de estar nas escolas, incluído nos esportes. Que foi o que me salvou e é o que salva muita gente hoje”, discursou. Ele finalizou agradecendo ao vereador Janta pela homenagem e por acreditar no seu propósito de vida: “sem palavras pra agradecer ao meu irmão Claudio Janta”.
Histórico
Fabiano Montes Doca nasceu em 22 de setembro de 1972, na cidade do Alegrete (RS), filho de Geni Gonçalves Montes Doca e Moacir Montes Doca; é casado e pai de três filhos. Também conhecido como “Boxer”, é faixa preta 5 Dan Jiu-Jitsu, ex-boxeador profissional, é read coach da BOXER MMA, que já levou a bandeira do RS para 11 países e para o Brasil inteiro. É treinador de atletas de UFC, empresário, e foi diretor de cena de lutas do filme “Mais forte que o mundo”, que conta a história do lutador José Aldo.
Também é o idealizador da Arena Esportiva de Inclusão Boxer, com sede em Porto Alegre, cujo objetivo é a integração de crianças com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do esporte. Para isso, o espaço conta com aulas de basquete, handebol, vôlei e futebol. Cabe ressaltar que a arena é para todas as crianças, típicas e atípicas.