SESSÃO SOLENE

Câmara concede título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Pedro Brair

  • Outorga de Título de cidadão de Porto Alegre - Sr Pedro Henrique Kappaun Brair.
    A outorga do título ocorreu em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, e a proponente foi a vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Outorga de Título de cidadão de Porto Alegre - Sr Pedro Henrique Kappaun Brair.
    Na ocasião, estiveram presentes autoridades, familiares, amigos e colaboradores do homenageado (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na noite desta terça-feira (19/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário, proprietário da rede de Farmácias São João, Pedro Brair. A proponente da homenagem foi a vereadora Psicóloga Tanise Sabino (PTB). A outorga do título ocorreu em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, e contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e colaboradores do homenageado. 

Presidindo a sessão, o chefe do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), elogiou as qualidades de empreendedor do fundador e proprietário das Farmácias São João. “Em nome dos 36 parlamentares desta Casa, parabéns e vida longa ao homenageado, e à proponente, colega vereadora Tanise Sabino”, declarou o presidente.

A proponente agradeceu a todos os vereadores da Casa pela aprovação do título de Cidadão, que foi por unanimidade. “Isso só demonstra o reconhecimento e o carinho que essa cidade tem por ti, Pedro, pela tua trajetória”, afirmou Tanise. A vereadora contou que na sua escolha avaliou diversos fatores. “Eu busquei uma pessoa com princípios, com valores; uma pessoa com capacidade de inspirar, de transformar o mundo a sua volta; uma pessoa com propósito, uma pessoa com coragem, um empreendedor e com legado na cidade de Porto Alegre. E todos esses atributos eu encontrei no meu amigo, Pedro Henrique Kappaun Brair”, declarou.  A proponente falou que além de um empresário de sucesso, Brair não esquece sua origem humilde, e já investiu mais de R$ 8 milhões em projetos sociais.

O homenageado falou da alegria de estar recebendo o título. “Quando as pessoas acreditam em ti, tem o reconhecimento, aumenta muito a responsabilidade, não só em cima de mim, mas de todos os nossos colaboradores”. Ele contou que também recebeu homenagem na cidade de Santo Ângelo e na Assembleia Legislativa. Sobre a vida de empresário, Brair disse: “para empreender, não é algo simples, não é algo fácil, não depende só de mim, depende de todas as pessoas que estão conosco. O líder tem que ter a capacidade de mobilizar as pessoas em torno de um objetivo”. O homenageado agradeceu aos mais de 20 mil colaboradores das Farmácias São João e salientou a sua dedicação. “Nós gostamos muito de lidar com pessoas. Estimular pessoas, fazer com que as pessoas encontrem seu espaço, cresçam e se desenvolvam”, apontou. 

Histórico

Pedro Henrique Kappaun Brair iniciou sua vida profissional muito jovem, como atendente de farmácia em Iraí, no interior do Rio Grande do Sul. Determinado a ter a própria farmácia, guardava praticamente todo o dinheiro que ganhava. Aos 20 anos, comprou a primeira drogaria na cidade gaúcha de Campo Novo. Três anos depois, Brair voltou para sua cidade natal, Santo Augusto, e mais uma vez, usou as economias para comprar uma farmácia. Abriu a Drogafar, que trazia como novidade a venda de produtos de higiene e beleza, além dos medicamentos. Mas o negócio só ganhou envergadura quando o empresário abriu uma filial em Nova Prata, na Serra Gaúcha. Como a cidade tinha um forte apelo católico, ele decidiu homenagear São João, padroeiro do município e também de sua cidade natal. Nascia, assim, a rede de Farmácias São João. 

Com a marca São João consolidada no interior do Estado, Brair decidiu abrir lojas em Porto Alegre e região metropolitana, expandindo, mais tarde, para o mercado do Paraná e Santa Catarina. Em 2016, construiu um novo e moderno Centro de Operações e Distribuição em Passo Fundo, e em dezembro de 2021, inaugurou a loja de número 900, em Porto Alegre. Investindo em serviços clínicos farmacêuticos, a rede tem mais de mil salas de assistência em operação, o que faz da São João uma referência nacional.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)