SESSÃO SOLENE

Câmara concede título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Eugênio Pretto Correa

Sessão solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Eugênio Pretto Correa.
Sessão solene de outorga do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Eugênio Pretto Correa. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (17/11), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao publicitário Eugênio Pretto Correa. O proponente da homenagem foi o vereador Cezar Schirmer (MDB) e o evento ocorreu no Plenário Otávio Rocha.

O proponente iniciou sua fala destacando a decisão unânime da Câmara de homenagear um homem que, na sua visão, é um símbolo do que se quer para cidade. Schirmer contou que, ao longo de sua vida pública, jamais havia aceitado ou feito uma homenagem daquele tipo. “Quando um assinei esse documento, esse requerimento, dada a grandeza do homenageado, eu me senti homenageado; porque não foram poucos que disseram pra mim: ‘mas que maravilha esta tua proposta, este teu requerimento, esta tua decisão’. Mas a grandeza não é do autor da homenagem, ou dos autores, a grandeza é do homenageado”, afirmou.

O vereador salientou a trajetória de empreendedor do homenageado. “Valorizar os que trabalham, os que produzem, os que inovam, os que empreendem. Os que investem, os que arriscam, os que acreditam. Tu és o símbolo disso, a tua trajetória é esta. É a atividade do risco, da coragem, da determinação, da vontade. Do amor ao trabalho e à produção, e a realização do que signifiquei o bem coletivo”, apontou Schirmer.

O homenageado agradeceu a todos os presentes e ao proponente pela distinção recebida. “Eu não sou melhor nem pior do que ninguém por receber esse título, mas muito me envaideceu, sem dúvida, essa homenagem”, iniciou. Correa também falou sobre o projeto do Cais Embarcadero. “Ninguém faz nada sozinho, eu agradeço aos meus sócios do Embarcadero, o Dody Sirena, o Cicão Chies e o Fernando Tornaim. Essa construção foi muito longa, e uma pessoa que foi fundamental na construção como tudo é o Edemar Tutikian. Só eu sei o quanto esse cara colaborou pra gente chegar aonde chegou”, apontou. Agradeceu, ainda, aos colaboradores e a sua família, pelo apoio.

Histórico

Eugênio Pretto Correa nasceu em Porto Alegre, em 14 de maio de 1962. Publicitário, iniciou suas atividades profissionais em 1979, na Rádio Cidade FM, no cargo de contato publicitário. Também trabalhou no SBT e no Grupo RBS. Fundou, com dois colegas oriundos do Grupo RBS, a empresa de intermediações de negócios na área de comunicação, mídia e marketing, a Mercado Sul. Mais tarde, a empresa Mercado Sul foi incorporada pela DC Set promoções (atual DC Set Group), ficando sócio na operação da empresa no Rio Grande do Sul. Como sócio da DC Set, participou de turnês de artistas nacionais, como Roberto Carlos; e internacionais, como Rolling Stones, Paul McCartney e Coldplay. Também foi um dos idealizadores do Planeta Atlântida, entre outros eventos e projetos, tais como o Cais Embarcadero.

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)