SESSÃO SOLENE

Câmara concede Troféu Honra ao Mérito à Morgana Marcon

Sessão Solene de Outorga do Diploma Honra ao Mérito à senhora Morgana Marcon, proposta pelo vereador Adeli Sell.
A honraria foi entregue em Sessão Solene, com proposição do vereador Adeli Sell (Foto: Ana Terra Firmino/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (29/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu o Troféu Honra ao Mérito à bibliotecária Morgana Marcon. A honraria foi entregue em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, com proposição do vereador Adeli Sell (PT).

O proponente relembrou sua chegada à Capital, há cerca de 50 anos, quando costumava visitar a Biblioteca Pública do Estado, aos sábados de manhã, para estudar. Foi neste local onde conheceu a homenageada anos depois. “A Morgana, esteja onde estiver, ela é Morgana Marcon. Bibliotecária dedicada, determinada e ousada. Nos longos anos na administração da Biblioteca Pública do Estado, este patrimônio, este encanto, ela começou algumas obras, restauros e reformas que são hoje importantíssimas para a cidade de Porto Alegre. Que continue assim porque é o resgate de um dos patrimônios mais bonitos e encantadores da cidade. Lá a gente respira um outro mundo, mas um mundo possível, do conhecimento e da leitura”, disse. 

A homenageada agradeceu a honraria, a presença de seus parceiros de jornada, e ao público da Câmara. Ela relembrou sua trajetória à frente da Biblioteca Pública do Estado, onde teve sua gestão focada na restauração do prédio histórico, na preservação do acervo de obras raras e no oferecimento de diferentes programações culturais. “Implantamos mais de 150 bibliotecas públicas em todo o Estado do Rio Grande do Sul, modernizamos o setor de braille, criamos o clube de leitura Gibiteca e realizamos diversos projetos em diferentes áreas além da literatura: música, teatro e dança. Porque a Biblioteca Pública é um espaço de todas as artes e de todos os públicos”, afirmou. Morgana também mencionou sua jornadas de 32 anos como servidora pública e dedicou sua homenagem aos que fizeram parte de sua caminhada. “Nada se constrói sozinha, por isso agradeço a todos que trabalharam comigo nesses longos anos: bibliotecários, assistentes administrativos, historiadores, arquivistas, jornalistas e estagiários”. Ela finalizou agradecendo aos seus familiares e anunciou a gratidão pelo reconhecimento pouco antes de sua aposentadoria, prevista para 2025.

Histórico

Morgana Marcon é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1992. Em 2012, concluiu a extensão em gestão e políticas culturais pela Universidade do Vale dos Sinos.  É funcionária pública estadual da Secretaria da Cultura desde o ano de 1992. Já atuou como docente no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS e foi diretora da Biblioteca Pública Estadual Leopoldo Bernardo Boeck. Entre 2000 e 2002, presidiu o Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região.

Morgana foi diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS de 2003 a 2023. Em sua trajetória, coordenou a implantação de mais de 150 bibliotecas públicas municipais, treinou equipes de bibliotecas, atuou como palestrante e oficineira em diversos eventos e em municípios do RS bem como em outros Estados, como convidada. Atualmente, Morgana atua na Biblioteca Pública Leopoldo Bernardo Boeck, localizada no Bairro Jardim Sabará, onde desenvolve o projeto “Dobrando Histórias”, através de parceria com o Centro Comunitário Coinma, que traz as crianças das escolas para dentro da biblioteca e realiza outras atividades em parceria com entidades da região.

Texto

Brenda Andrade (estagiária de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)