Plenário

Câmara concederá título ao médico Alessandro Finkelsztejn

Vereador João Bosco Vaz na tribuna
O vereador João Bosco Vaz (PDT) é o proponente da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (22/11), o projeto de lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao médico Alessandro Finkelsztejn. A homenagem foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). Nascido em Erechim (RS), em 1973, Finkelsztejn é neurologista concursado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e atual coordenador do Ambulatório de Esclerose Múltipla. "Para nós, que representamos em mandato a população da cidade, é uma alegria poder conceder este título a alguém que se dedica, de forma incansável, a salvar a vida de tantas pessoas", justifica o vereador.

A trajetória acadêmica do homenageado foi concluída em 1996, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ocasião em que se formou em Medicina. Posteriormente, em 1998, especializou-se em clínica médica e, em 2000, também em neurologia. Em 2007, ele concluiu o mestrado em epidemiologia na Ufrgs, com ênfase no estudo de custo do tratamento da esclerose múltipla no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano de 2012, terminou o curso de MBA em gestão em saúde na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre. Em 2013, concluiu o doutorado em epidemiologia na Ufrgs, com ênfase na continuação da pesquisa feita no mestrado em epidemiologia.

Finkelsztejn é autor de 35 artigos científicos na área da esclerose múltipla, publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, bem como do livro Rotinas em Neurologia e Neurocirurgia, publicado pela editora Grupo A em 2008, obra de referência no ensino de neurologia no sul do país.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)