Plenário

Câmara concederá título in memoriam ao arquiteto Joel Fagundes

Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Josiele Silva
Tarciso Flecha Negra (PSD) Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão plenária desta segunda-feira (31/8), o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, in memoriam, ao arquiteto Joel Fagundes. A proposta tem a autoria do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD). Fagundes morreu em fevereiro de 2015, atropelado por um táxi quando andava de bicicleta próximo ao Aeroporto Salgado Filho.

Fagundes nasceu em Porto Alegre, no dia 12 de novembro de 1954. Aos 23 anos, ingressou na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), vindo a formar-se como arquiteto e urbanista em 1989. Atuante em arquitetura comercial, intervenções urbanas e identidade visual, realizou diversos trabalhos junto a marcas de grande renome, como Brastemp, Coca-Cola, Gerdau, Grendene, Tramontina, Dado Bier e Iguatemi.

Conforme o projeto, Fagundes realizou trabalhos de grande importância no âmbito da arquitetura, dentre eles a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, o Cubra o Mundo de Verde, o projeto Mapeamento das Artes Visuais, promovido pelo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS) no Armazém A6 do Cais do Porto, a produção das obras de Xico Stockinger junto ao Parque Harmonia e o Mosaico Comemorativo ao 2º Fórum Social Mundial. Fagundes foi também o responsável por trazer a Porto Alegre, em 2008, as bike-táxis, visando à adoção de mobilidade não poluente entre os espaços públicos. 
 
De acordo com Tarciso, Fagundes, que foi ciclista por mais de 30 anos, levantou a bandeira do ciclismo utilitário em todos os seus projetos, seja projetando espaços voltados para esse fim, seja em montagens, incentivando o uso da bicicleta como forma de locomoção entre espaços de trabalho e montagens. "Por sua importante contribuição nos cenários arquitetônico e social de Porto Alegre, consideramos plenamente justa a outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, in memoriam, a Joel Fagundes", concluiu. 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)