Câmara cria o prêmio Personalidade do Carnaval Nilo Feijó
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (6/3) projeto de lei que institui o Prêmio Personalidade do Carnaval Porto-alegrense Nilo Alberto Feijó, a ser concedido pelo Legislativo da Capital. A distinção será entregue anualmente a pessoas, grupos ou entidades que tenham se destacado na defesa, na divulgação, na propagação ou no culto à tradição do Carnaval de Porto Alegre. A proposta é de autoria do vereador Jonas Reis (PT).
Biografia
A denominação do prêmio é uma homenagem póstuma a Nilo Alberto Feijó, cidadão porto-alegrense que dedicou sua vida ao carnaval da cidade. Nascido em 28 de junho de 1933, sua biografia é marcada pela dedicação enquanto agente da cultura popular da cidade, associando-se, nos anos de 1950, quase que simultaneamente, a três clubes da comunidade negra (Satélite Prontidão, Floresta Aurora e Clube Náutico Marcílio Dias). Foi nessa época que se iniciou sua atuação como carnavalesco, integrando o Grupo Carnavalesco Trevo de Ouro, no qual iniciou sua trajetória como compositor. Compôs melodias para diferentes escolas de samba e sociedades da época, sendo um dos percussores do samba-enredo no Carnaval de Porto Alegre. Devido ao destaque que teve, recebeu convites para integrar o júri oficial de carnavais da Capital e de cidades do interior e presidiu, até os seus últimos dias, a Sociedade Satélite Prontidão.
Justificativa
"Ao propormos a criação da premiação, destacamos a grandiosidade que o carnaval tem em Porto Alegre e a importância do fator socioeconômico oriundo da arte popular, bem como no seu resgate cultural e histórico, a homenagem a Nilo Alberto Feijó é mais que justa, pois foi um cidadão que dedicou a sua vida não apenas ao carnaval, mas à amplitude das lutas do povo negro de Porto Alegre", justifica o autor.