Mesa Diretora

Câmara da capital mantém sessões virtuais até 19 de junho

Movimentação de plenário
Decisão considerou estrutura física do Plenário Otávio Rocha: sem ventilação natural e com poucos acessos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre, reunida virtualmente na manhã desta quarta-feira (27/5), deliberou pela manutenção das sessões virtuais até o próximo dia 19 de junho. A data escolhida é a mesma adotada pela Assembleia Legislativa para o retorno dos encontros físicos. As atividades presenciais, no entanto, só irão recomeçar após nova atualização técnica da situação da pandemia provocada pelo Covid-19 e dos seus reflexos em Porto Alegre. Os trabalhos administrativos e operacionais do parlamento da capital gaúcha, assim como as atividades de gabinetes, permanecem funcionando em sistema de plantão, com limitação de acesso para o público externo, Este procedimento, segundo o presidente da casa, vereador Reginaldo Pujol (Dem), “tem tido um exemplar resultado”.

Na reunião desta manhã, Rosa Harzheim, médica do ambulatório do Legislativo, com pós-graduação em Saúde Pública pela Ufrgs e experiência de trabalho em unidades sanitárias de São Leopoldo e Canoas, apresentou um relatório sobre as necessidades de adaptação de espaços e procedimentos de prevenção a serem adotados pelos servidores para o retorno das atividades presenciais. As normas vão da obrigatoriedade ao uso dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) ao trabalho de conscientização para os cuidados no uso de sanitários e elevadores, entre outros. Segundo a médica, o olhar técnico aponta para a manutenção do isolamento social por mais tempo e, para o retorno seguro, essas necessidades devem estar disponíveis para vereadores, servidores e público.

Plenário

Um consenso dos participantes da reunião foi o de que o Plenário Otávio Rocha, pela sua condição física, sem ventilação natural e com poucos acessos, não é ambiente propício para a retomada das sessões presenciais. Diante disso, a Mesa Diretora, no período que se estenderá até o dia 19 de junho, irá avaliar a possibilidade de encontrar outro local dentro do Palácio Aloísio Filho, ou até mesmo fora dele, para a realização das sessões, quando reiniciadas com a presença de vereadores, servidores e público, sempre respeitando as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

Outra sugestão que será avaliada é a da realocação de recursos para a aquisição de tablets, celulares e licenças de programas para reuniões virtuais a serem disponibilizados aos setores e gabinetes, como forma de adaptação à nova realidade que prevê, mesmo com a reabertura total do Legislativo, um maior tempo de trabalho remoto.

Participaram da reunião virtual da Mesa Diretora os vereadores Paulo Brum (PTB), Lourdes Sprenger (MDB), João Carlos Nedel (PP), Airto Ferronato (PSB) e Márcio Bins Ely (PDT), assim como os diretores Geral, Eduardo Krause; Legislativo, Luiz Afonso Peres; Administrativo, Eduardo Pratini; e de Patrimônio, Cesar Alberto Ranquetat.

Texto

Milton Gerson Reg. Prof. 6539

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)