Tribuna Popular

Câmara destaca os 115 anos de fundação do Instituto Dias da Cruz

  • Cláudia Remião representa o Instituto Espírita Dias da Cruz em Tribuna popular.
    Cláudia Remião falou em nome do Dias da Cruz (Foto: Elson Sempé/CMPA)
  • Vereadores cumprimentam Cláudia Remião, representante do Instituto Espírita Dias da Cruz
    Homenagem aconteceu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé/CMPA)

A Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupada hoje (7/2) pelo Instituto Espírita Dias da Cruz. A instituição, fundada em 27 de janeiro de 1907, está completando 115 anos de fundação em 2022.

Em nome do Dias da Cruz, Cláudia Remião Franciosi destacou que em 115 anos foram atendidas mais de três milhões de pessoas, desde crianças de quatro meses de idade até adultos em situação de rua. "É uma entidade que tem o cuidado e a preocupação com o ser humano, que se ocupa de olhar ao próximo de maneira especial."

Cláudia relembrou que tudo começou com um pequeno grupo de pessoas espíritas que, mais do que estudar o espiritismo, pensou em acolher pessoas em necessidade. Assim surgiu, há 90 anos, o albergue noturno mantido pelo Dias da Cruz, "que nasceu muito antes da Capital ter uma política pública para pessoas de rua".

"Não fazemos julgamentos, apenas acolhemos cem pessoas por noite (62 homens e 38 mulheres). Mas é preciso destacar que apesar da parceria com o poder público que temos hoje, sem a força da comunidade não seria possível fazer este trabalho".

Cláudia também destacou a atuação do instituto junto às crianças. "Temos uma escola de educação infantil, a Casa do Pequenino, que há 40 anos atende crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade. "São poucas as instituições centenárias em Porto Alegre. Por isso, convidamos todos a conhecer o trabalho do instituto."

Também acompanharam a homenagem o diretor administrativo Ernani Rosa Galtieri e a responsável pela Comunicação e Marketing da entidade, Karen Barbosa.

Vereadores

Proponente da homenagem, a vereadora Lourdes Sprenger (MDB) disse que o trabalho do instituto Dias da Cruz merece ser destacado por fazer o bem sem olhar a quem, com atividades de educação infantil, assistência às famílias, gestantes e idosos, com muita responsabilidade e que continuem fazendo este importante trabalho às pessoas que precisam ser atendidas”. 

Pelas suas bancadas falaram as vereadoras Comandante Nádia (DEM) e Mônica Leal (PP) e os vereadores Airto Ferronato (PSB), Cláudio Janta (SD), Mauro Pinheiro (PL) e Alexandre Bobadra (PSL).

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)