Plenário

Câmara destaca os 60 anos do Dia do Consumidor

Homenagem aos 60 anos do Dia Mundial do Consumidor.
Cerimônia em homenagem aos consumidores foi realizada na sessão plenária de hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (28/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma homenagem pelos 60 anos de criação do Dia do Consumidor. A vereadora Mônica Leal falou em nome da Casa e destacou a importância da data. Citou em seu discurso o presidente do Procon de Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo, o presidente do Instituto do Consumidor (ICONX), José Luis da Silva, e o diretor do Consumidor RS, Alexandre Appel.

 

“Assim como o eleitor é patrimônio de um político, o consumidor é patrimônio das empresas. Por sorte, nós contamos com órgãos competentes, como o Procon, no amparo dos direitos dos consumidores que são a parte final da cadeia produtiva e peça fundamental na engrenagem que gira a sociedade”, disse a vereadora.


O presidente do ICONX falou do que representam os 60 anos do direito do consumidor. ”Nesses anos de luta, nós tivemos aqui no Rio Grande do Sul a primeira entidade de defesa do consumidor, a Associação de Proteção ao Consumidor (APEC), criada em 1975
por Renato Mottola, e foi um marco”. Silva falou também sobre a criação dos SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) e de outras entidades de defesa do consumidor fundadas ao longo da história.

Texto

Ana Luísa Vieira / Josué Garcia
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)