Presidência

Câmara deve mudar sistema de postagem

Plenário CMPA (Foto arquivo) Foto: Tonico Alvares
Plenário CMPA (Foto arquivo) Foto: Tonico Alvares
A presidenta da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Maria Celeste (PT), deverá propor, em reunião da Mesa Diretora e líderes de partidos, a adoção de um novo sistema para postagem de correspondências no Legislativo. A idéia é substituir o modelo existente pelo sistema de chancelas. Atualmente, cada vereador pode retirar até 3.000 unidades/mês de selos na agência dos Correios, localizada nas dependências da Casa.
 
Pelo novo modelo, previsto no contrato entre a CMPA e a ECT, as correspondências dos gabinetes dos vereadores seriam enviadas em envelopes contendo um carimbo com a chancela da CMPA, via agência dos Correios.

Conforme a presidenta, a medida evitaria a possibilidade dos envelopes serem utilizados para outros fins que não os relacionados às atividades dos parlamentares. “Também acabaria com o risco dos selos serem furtados ou roubados dos gabinetes, situação já registrada na Casa”, lembra Celeste.

A proposta que será discutida foi sugerida por representantes dos Correios em reunião realizada na última semana com a Direção Geral da Câmara que discutiu formas para aperfeiçoar o sistema de controle das correspondências do Legislativo municipal.
 
Como funcionaria o sistema de chancela
 
A agência dos Correios localizada no prédio da Câmara dispõe de uma máquina franqueadora que imprime o carimbo com o número de chancela da CMPA. Os vereadores despachariam suas correspondências (mesmo limite: até 3.000 unidades ou R$ 2.700,00) somente nesta agência e com esse carimbo.

Entre as principais vantagens desse sistema, Celeste destaca o fim do manuseio por parte dos gabinetes de vereadores de selos em espécie, o que causa maior segurança e transparência em relação ao envio de correspondências.
 
Juliana Thomaz (reg. prof. 9377)