Plenário

Câmara discute a saúde bucal

Beltrão considera caótico atendimento odontológico público Foto: Leonardo Contursi
Beltrão considera caótico atendimento odontológico público Foto: Leonardo Contursi
A abertura da Semana da Saúde Bucal foi debatida no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (24/10). Falando em nome do Comitê das Entidades odontológicas (Ceco), Gilson Beltrão se disse gratificado porque a vocação dos profissionais da odontologia é atender a população. Para ele, falar em saúde bucal “não é nada fácil”. 

Ele qualificou de caótico o sistema de atendimento médico-odontológico na cidade, no Estado e no País. Beltrão lançou um desafio ao reforçar a ineficiência do sistema. Em sua opinião, os problemas do setor não chegam na mídia com a mesma força da medicina porque as consequências no atendimento inadequado não são percebidas por conta da gravidade menor. Beltrão alertou que dezenas de postos de saúde com gabinete odontológico estão jogados às traças sem qualquer condição de biossegurança. “É preciso dar um basta nessas coisas”, afirmou o representante dos odontólogos.

O secretário substituto municipal da saúde, Marcelo Bósio, reconheceu que a prefeitura não conseguiu resolver os problemas do atendimento odontológico “como ele merece”. Mas assegurou que já existem melhorias com nomeação de profissionais e criação do cargo dentista-especialista no quadro de carreira do município, a exemplo do que ocorreu com os médicos. Além disso, nove dentistas foram nomeados para o Centro de Especialistas Odontológicas do IAPI.

O vereador Mário Manfro (PSDB) saudou a semana da saúde bucal e de todas as atividades relacionadas com a atividade da odontologia. Enfatizou que mais de 200 exames na Redenção foram realizados nesse domingo (23/10) a partir da mobilização da Frente Parlamentar da Câmara Municipal de Combate e Prevenção ao cãncer de boca.

Aldacir Oliboni (PT) disse que tem visitado todas as unidades de atendimento médico da Capital. Ele denunciou que existem sérias carências no atendimento odontológico da cidade. Representantes de entidades representativas dos odontólogos, como o Conselho Regional de Odontologia e o Sindicato dos Odontólogos, prestigiaram a homenagem. 

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)