Presidência

Câmara encaminha demanda de transporte público do Campo Novo

Presidente esteve na Secretaria de Mobilidade Urbana para tratar da linha de ônibus Morro Alto

Presidente Márcio Bins Ely em reunião com o secretário Luiz Fernando Záchia na Secretaria de Mobilidade Urbana.
Vereador, secretário, técnicos e moradores discutiram a reativação do serviço no bairro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), reuniu-se na tarde desta sexta-feira (30/7) com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, para tratar sobre o ônibus Morro Alto, que circulava no bairro Campo Novo, na zona sul da Capital. Os moradores da região estão sem a linha alimentadora, o que dificulta a locomoção dos que utilizam este tipo de transporte. “Sei que deve ser o município todo com algum colapso nestes serviços, mas esta comunidade está sem acesso ao transporte público, principalmente para se deslocar ao trabalho e escolas”, disse o presidente.

Segundo Záchia, atualmente 415 mil pessoas estão sendo transportadas e a expectativa é que este número alcance 700 mil até o final deste ano. “ Vamos começar uma retomada da linha de acordo com a demanda, nos horários principais de trabalho e escola”, explicou. O secretário acrescentou que a EPTC fará uma avaliação técnica para que possa recomeçar o transporte daquela região.

Em 15 dias, de acordo com o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso, já se deverá ter um posicionamento sobre o pedido. “Estamos num momento de retomada do crescimento de passageiros e focando na necessidade das demandas. Há uma certa resistência de empresas devido à baixa demanda durante a pandemia, mas o nosso corpo técnico vai estudar o atendimento especificamente desta região".

Os líderes comunitários Sérgio Fraga e Suzete Sanches também estiveram no encontro, destacando as principais dificuldades dos moradores. “ A comunidade ficou sem transporte. Com a volta das creches e escolas, as pessoas que não tem carro ou condições de pegar aplicativos, estão sofrendo com essa falta. Esperamos que volte em breve esse transporte”, comentou Suzete.

Texto

Grazielle Araujo (reg. prof. 12855)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)