SESSÃO SOLENE

Câmara entrega a Comenda Porto do Sol à Rádio Guaíba

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Rádio Guaíba pelos seus 67 anos, proposta pelos vereadores José Freitas, Alvoni Medina e Mari Pimentel.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Rádio Guaíba pelos seus 67 anos, proposta pelos vereadores José Freitas, Alvoni Medina e Mari Pimentel.
    Claudinei Girotti, diretor da Rádio Guaíba (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma Sessão Solene na noite desta terça-feira (30) para entregar a Comenda Porto do Sol à Rádio Guaíba. A solenidade foi proposta pelo vereador José Freitas (Republicanos) e presidida pelo vereador Alvoni Medina (Republicanos). A Comenda é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

“Não poderíamos deixar passar em branco” o aniversário de 67 anos da rádio, destacou Freitas, dizendo que a Guaíba fortalece o desenvolvimento e a identidade do Rio Grande do Sul. Ele ressaltou a tradição da rádio e a presença na solenidade de ouvintes, conhecidos como guaibeiros. Também valorizou profissionais que passaram pela rádio ao longo de seus 67 anos e disse que a Guaíba apresenta informações com credibilidade.

Claudinei Girotti, diretor da Rádio Guaíba, afirmou que a emissora “nunca perdeu sua essência e seu compromisso com a notícia e com a informação. Nunca perdeu a credibilidade e a responsabilidade de levar ao povo gaúcho os acontecimentos”. Ele mencionou a cobertura das chuvas no estado e disse que os jornalistas da rádio comunicam informações precisas aos ouvintes. 

Girotti agradeceu a homenagem e disse que ela “reforça o trabalho realizado” pela Guaíba. Afirmou ainda que a rádio se adaptou aos novos tempos sem jamais perder “sua proposta inicial: a de ser uma voz a serviço do Rio Grande do Sul”. O diretor também agradeceu aos colaboradores da empresa e aos seus ouvintes.

Histórico

A Rádio Guaíba iniciou suas transmissões em 30 de abril de 1957. O primeiro diretor foi Arlindo Pasqualini. A trajetória da emissora se mescla com acontecimentos históricos. Obstinada em contribuir para o desenvolvimento social e para a defesa da democracia, a Rádio Guaíba foi pioneira, em 1960, durante as eleições presidenciais. Com cobertura especial, a emissora comandou uma divulgação da contagem dos votos, por meio de contatos com outras rádios de diversas capitais. No ano seguinte, 1961, a Rádio Guaíba transmitiu o discurso de Leonel Brizola durante a Campanha da Legalidade, dando origem à “Rede da Legalidade”. 

Em 2007, a emissora foi adquirida pela rede de comunicação Record. Nos últimos anos, a emissora vem se modernizando, atendendo às demandas de uma sociedade que busca por informação de credibilidade, de forma rápida e por plataformas cada vez mais diversificadas em consequência do boom das redes sociais.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)