Câmara entrega Comenda Porto do Sol a Deltan Dallagnol
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (15/08) a Comenda Porto do Sol ao ex-procurador da República Deltan Dallagnol. A distinção foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB). A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), relembrou a trajetória profissional do homenageado e disse estar honrado em presidir a Sessão Solene de maior honraria que a Casa pode conceder.
Ramiro ressaltou que Dallagnol ganhou destaque pela sua atuação em defesa do Brasil, quando atuou como procurador da Operação Lava Jato. “Hoje, nós estamos aqui para marcar e não deixar que ninguém esqueça do que Deltan representa para cada um dos brasileiros que acredita em um futuro melhor para o nosso país”, destacou o proponente.
O vereador apontou que os atos de Dallagnol despertam em toda uma geração o desejo de lutar por liberdade, e que por tais atos a homenagem é muito merecedora. “Hoje, nessa homenagem, a cidade de Porto Alegre te abraça para dizer que a honestidade, a ética, a retidão, a capacidade de lutar para reerguer o país pela verdadeira justiça, está acima de qualquer título, comenda ou mesmo mandato”, afirmou.
Dallagnol agradeceu a homenagem, e disse que recebia a comenda em nome de todos os cidadãos que trabalharam e que se esforçaram para a construção de um país melhor. “Eu recebo essa homenagem não em nome próprio, eu recebo em nome de uma causa, em nome da causa da democracia, da liberdade e em nome da causa da justiça”, exaltou.
O homenageado reforçou que é só por meio de políticos que buscam integridade, que buscam efetivamente democracia e justiça que teremos uma real mudança no país. “Vale a pena lutar por essas causas, vale a pena lutar pelo nosso país, porque lutar pelo nosso país é lutar pelos nossos filhos, é lutar pelas pessoas que nós mais amamos na face da terra”, concluiu.
Histórico
Deltan Dallagnol nasceu em Pato Branco, Paraná, em 1980. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Direito em Harvard (EUA), atuou como procurador federal de 2003 a 2021. Foi eleito deputado federal pelo Podemos, em outubro de 2022, e deixou o cargo em junho de 2023.
Como membro do Ministério Público, especializou-se em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, com atuações em casos como o Banestado, Gafanhotos e Fênix. Coordenou a força-tarefa da Lava Jato e escreveu o livro "Entenda a corrupção", sobre os bastidores da operação.
Dallagnol liderou movimentos e campanhas apartidárias que resultaram na elaboração e aprovação de importantes pacotes de leis contra a corrupção. Em virtude de sua atuação na luta contra a corrupção, foi agraciado com diversos prêmios nacionais e internacionais, conferidos por entidades como a Global Investigations Review, a Transparência Internacional, a AJUFE, a ANPR, o CNMP, o Innovare e a International Association of Prosecutors.